Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Centro Agrícola de Ensino Ulisses Guimarães será reinaugurado nesta quinta-feira

Fabíola Tormes / Redação DS 14/03/2024 Educação

O total investido na reforma e ampliação foi de R$ 4.393.020,06

O espaço passou por uma grande reforma

Centro Agrícola de Ensino Ulisses Guimarães será reinaugurado nesta quinta-feira

O prédio do Centro Municipal Agrícola de Ensino Ulisses Guimarães, localizado na Estrada Deciolândia, na Comunidade Belo Horizonte, em Tangará da Serra, será reinaugurado nesta quinta-feira, dia 14 de março.

O espaço, que passou por uma grande reforma e ampliação, será entregue oficialmente à comunidade em cerimônia que acontecerá às 18h30, com a presença do prefeito Vander Masson, secretário Municipal de Educação, professor Vagner Constantino e comunidade escolar, entre outros.

“Quando chegamos na Prefeitura, em primeiro de janeiro de 2021, detectamos que a Escola Agrícola estava com um processo sobre a questão de regularização de alvará, de regularização de SPDA [Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas] e dependente totalmente de reforma. Então, levantamos a situação e como estávamos dentro da pandemia, a escola já não estava funcionando lá (…) iniciamos a reforma em 2022”,

relembra o  secretário Municipal de Educação.

“Terminamos [a reforma] em 2023 e agora, em 2024, já podemos utilizar com alunos”,

completa.

No espaço foi realizada a reforma total da unidade educacional, com troca do piso, troca da cobertura, instalação hidrossanitária e elétrica, implantação do sistema de combate à incêndio e SPDA, reforma da quadra poliesportiva, pintura geral e instalação de nova caixa d’água de 30 mil litros. O total investido na obra foi de R$4.393.020,06.

Além de todas as melhorias no espaço físico, a unidade ainda mudou sua estrutura pedagógica neste ano, passando a ser de tempo integral.

“Como temos uma cidade em vocação agrícola, determinamos que fosse uma escola de tempo integral, que pudesse atender a população de Tangará da Serra que tivesse condições de estudar lá. Organizamos transporte escolar, organizamos estrutura para que pudesse atender alunos tanto do sítio quanto da cidade, que tivessem interesse. A escola está funcionando”,

revela.

REFORMAS E AMPLIAÇÕES:

A Administração Municipal tem, além de construído, focado em reformas e ampliações de diversas unidades que há anos careciam de um olhar mais apurado, e que agora estão sendo entregues à comunidade.

Em fevereiro foi reinaugurado o Centro Municipal de Ensino Joana D’Arc e agora, nesta quinta, a Escola Ulisses Guimarães. Ainda serão oficializadas a inauguração dos Centros de Ensino Jesu Pimenta de Sousa, Professor João Maria do Nascimento Filho e Tânia Arantes Junqueira.


Escola Agrícola foi fundada em 9 de dezembro de 1992

No início havia várias ‘escolinhas’ que atendiam um número de alunos das comunidades Belo Horizonte, Córrego das Pedras, Linha 12, Aterro, Acampamento e Pé de Galinha, e havendo uma necessidade percebida pelas comunidades em centralizar em uma só escola que atendesse a demanda e os pré qualificassem em agropecuária para auxiliar seus pais, já que a maioria naquela época eram filhos de agricultores e pecuaristas, surgiu assim a ideia da construção deste centro de ensino, Com auxílio da comunidade foi comprada a primeira área com 12.10 hectares e doada ao Município para que o mesmo construísse a atual escola.

A partir daí surgiram os primeiros planejamentos em relação ao Centro Municipal Agrícola de Ensino “Ulisses Guimarães” fundado em 9 de dezembro de 1992, no final da gestão do então prefeito Manoel Ferreira de Andrade e em vigor no ano seguinte na gestão de Saturnino Masson. Já no período da gestão do ex-prefeito Jaime Luiz Muraro a escola foi ampliada para 72 hectares com recursos próprios do município.

Diário da Serra

Notícias da editoria