Diário da Serra
Diário da Serra

FOMENTO – Unemat oferta 250 bolsas de Extensão Tecnológica, Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Hemília Maia / Assessoria Unemat 22/04/2024 Educação

Período de inscrição abriu na última sexta, 19, e segue até 13 de maio

O período de vigência das bolsas será de 12 meses (Foto: Freepik)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) publicou seis editais internos de bolsas em Extensão Tecnológica, Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que juntos ofertam 250 vagas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) mais cadastro de reserva pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O período de inscrição dos editais iniciou na última sexta-feira, 19 de abril, e segue até o dia 13 de maio.

  • As inscrições para as bolsas de Extensão Tecnológica do edital 007/2024 – Probic/Fapemat - Centros de Pesquisa, Ensino e Extensão e Ambientes Promotores de Inovação serão realizadas por meio do e-mail: diretoriaprobic@unemat.br;
  • As de Iniciação Científica referentes aos editais 005/2024 – Probic/Fapemat e 006/2024 – Pibic/CNPq estão disponíveis no Sistema de Gestão de Bolsas GB/Unemat;
  • E as inscrições para as bolsas em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação referentes aos editais 008/2024 – Probiti/Fapemat - Projetos de Pesquisa, 009/2024 – Probiti/Fapemat - Projetos de Ensino e Extensão e 010/2024 - Pibiti/CNPq pelo e-mail: bolsainovacao@unemat.br.

A carga horária de atividades dos bolsistas dos editais de Iniciação Científica Bolsas Probic e Bolsas Pibic/CNPq e do edital Bolsas Pibiti/CNPq de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação será de no mínimo 12 horas. Já a carga horária de atividades dos bolsistas dos demais editais será de no mínimo 20 horas semanais. Todos os bolsistas receberão 700 reais mensais durante o período de vigência da bolsa.

Cada edital possui exigências específicas, mas todos exigem que o orientador seja Profissional Técnico da Educação Superior (Ptes) efetivo, docente efetivo ou esteja como professor convidado da Unemat e que não se afaste por mais de 90 dias, a qualquer título, durante a vigência das bolsas.

Entre os requisitos comuns exigidos aos bolsistas no processo seletivo estão: estar regularmente matriculado em curso de graduação da Unemat e não ser cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, até o terceiro grau civil do seu respectivo orientador. E no ato da implementação e durante a vigência da bolsa entre os requisitos exigidos estão: permanecer regularmente matriculado em um curso de graduação da Unemat, não possuir vínculo empregatício ou qualquer atividade remunerada e não possuir outra modalidade de bolsa.

A publicação do resultado final será realizada a partir do dia 12 de junho.

O período de vigência das bolsas será de 12 meses.

Diário da Serra

Notícias da editoria