Diário da Serra
Diário da Serra

EM 2022 - Três cursos da Unemat são avaliados por indicadores de qualidade e alcançam nota 4

Rosi Oliveira / Redação DS 12/04/2024 Educação

Administração, Jornalismo e Ciências Contábeis se destacaram

Educação

A Universidade de Mato Grosso (Unemat) mais uma vez foi muito bem avaliada pelos cursos oferecidos pela instituição. A análise foi realizada pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

O resultado dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2022 foi divulgado no dia 2 de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). São três indicadores: Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); Conceito Preliminar de Curso (CPC); e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A avaliação recaiu sobre o ano de 2022 nos cursos das áreas das Ciências Sociais Aplicadas, quando foram observados dezoito cursos em toda a universidade.

Em Tangará da Serra os cursos de Administração, Jornalismo e Ciências Contábeis alcançaram nota 4, numa escala em que a nota máxima é 5. “Nós tivemos a grata satisfação que nesses indicadores de qualidade de avaliação da educação superior realizados pelo MEC, no campus aqui de Tangará da Serra os três cursos avaliados tiveram nota 4, e isso é muito satisfatório”, ressalta o diretor político e pedagógico do campus da Unemat, Ariel Lopes Torres.

Significa o aprimoramento das políticas de ensino da universidade com perspectiva sempre de melhoria da qualidade, atingindo nosso objetivo que é a formação, a transformação das pessoas através da educação superior”, reforça Ariel.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é constituído a partir dos resultados do Enade e combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes; valor agregado pelo curso; corpo docente; e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

Nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), referentes ao ano de 2018, a Unemat teve 1 curso com conceito 2 e 16 cursos com conceito 3. Já em 2022, a Universidade obteve 11 cursos conceito 3 e sete conceito 4.

Diário da Serra

Notícias da editoria