Diário da Serra
Diário da Serra

ENEM 2024 – Começa prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

Rui Matos / Seduc-MT 15/04/2024 Educação

O prazo para solicitação segue até o dia 26 de abril

Pedido na Página do Participante

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual de Mato Grosso já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo para solicitação segue até o dia 26 de abril. O mesmo período é válido para o envio da Justificativa de Ausência, para o caso dos estudantes que obtiveram isenção da taxa de inscrição em 2023, mas não realizaram a prova.

Interessados devem fazer o pedido na Página do Participante.

Para obter isenção da taxa de inscrição no Enem 2024, o participante deve cumprir algum dos seguintes critérios: ter feito o Ensino Médio completo na rede pública; ser bolsista integral de escola particular, desde que tenha renda familiar per capita abaixo de 1,5 salário mínimo; e ser membro de família em situação de vulnerabilidade social, inscrita no CadÚnico. Estudantes contemplados pelo programa federal Pé-de-Meia também têm direito à isenção da taxa.

No caso da Justificativa de Ausência, a declaração precisa ser feita por quem obteve gratuidade das taxas em 2023, mas não fez a prova. Nesse caso, é preciso comprovar que houve impedimento para a realização do exame no ano anterior para, então, solicitar uma nova isenção. Alunos que pagaram para fazer a prova em 2023 e pretendem pedir gratuidade em 2024 não precisam justificar a ausência.

Em Mato Grosso, mais de 17 mil estudantes se inscreveram no curso preparatório Pré-Enem Digit@l MT, oferecido gratuitamente pelo Governo de Mato Grosso. Durante os nove meses do curso, serão realizados aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Diário da Serra

Notícias da editoria