Diário da Serra
Diário da Serra

Bolsonaro demite Vélez da Educação e indica Abraham Weintraub

O Globo 09/04/2019 Educação

"Comunico a todos a indicação do Professor Abraham"

Ex-ministro, Ricardo  Vélez

O presidente Jair Bolsonaro demitiu nesta segunda-feira o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, e indicou Abraham Weintraub ao cargo. O anúncio foi feito pelo Twitter. Fora da agenda,  Bolsonaro se reuniu com Vélez  na manhã de ontem no Palácio do Planalto. “Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados”, escreveu o presidente.


Escolhido para chefiar o Ministério da Educação, o economista e militante de direita Abraham Weintraub já defendeu combater o “marxismo cultural nas universidades”. De acordo com uma fonte do Palácio do Planalto, foi justamente o perfil ideológico do ex-secretário-Executivo da Casa Civil que fez com que o presidente Jair Bolsonaro o confirmasse para o cargo.


Neófito na política e nome desconhecido no mercado, o economista Abraham é professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e, junto com o irmão, o advogado Arthur Weintraub, se tornou um dos primeiros apoiadores do presidente Jair Bolsonaro — antes mesmo do posto “Ipiranga”, como ficou conhecido o ministro da Economia, Paulo Guedes.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria