Diário da Serra
Diário da Serra

Metas e indicadores da Educação de Tangará da Serra estão sendo avaliados

Fabíola Tormes / Redação DS 18/09/2018 Educação

São 10 indicadores que serão apresentados e avaliados no evento

O assunto começou a ser debatido nesta segunda 

Aprovado em julho de 2015, o Plano Municipal de Educação tem a finalidade de orientar as ações educacionais no Município de Tangará da Serra, da educação infantil ao ensino superior, por um período de 10 anos – 2015/2025.


Neste ano, o documento completou três anos de vigência e, conforme prevê o artigo 6º da Lei Complementar nº 206 (que regulamenta o PME), deve ser avaliado, propósito da Conferência Municipal de Educação, iniciada nesta segunda-feira, dia 17 de setembro, com a participação de profissionais da educação, entre outros.


De acordo com o secretário Municipal de Educação, Gilmar Utzig, os trabalhos iniciaram com a apresentação das metas e indicadores do Plano Municipal de Educação e seguem nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, com a avaliação das metas e estratégias descritas nos Eixos II (Ensino Fundamental e Alfabetização na idade certa); Eixo V (Indicadores de Qualidade), Eixo VI (Escola de Tempo Integral) e Eixo IV (Educação Especial). “Trata-se da avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação, ou seja, para avaliarmos o que foi feito até agora. Quais os indicadores atingimos, quais os objetivos que foram atingidos ou não. E avaliar tudo isso”.


Com essa avaliação, destaca o secretário, será possível traçar novas estratégias para atingir as metas. “O Plano Municipal tem um prazo de 10 anos e a cada três anos iremos avaliar esses indicadores”, ressalta, ao lembrar que nesta semana serão as oficinas de apresentação dos resultados. 


Na próxima semana o assunto volta a ser debatido de segunda a quinta-feira, de 24 a 27 de setembro. São 10 indicadores dentro do Plano Municipal de Educação e todos serão apresentados nesta conferência. “E o que importante ressaltar é que toda a comunidade, tanto escolar como externa, pode participar, para poder cobrar, sugerir e opinar”, convida. 


METAS – Todo esse trabalho é acompanhado por uma comissão e equipe técnica que, segundo o secretário, segue orientações do Plano Nacional de Educação. “E o que podemos observar é que estamos dentro do que o Plano Nacional de Educação propõe e de certa forma atingindo quase todos os indicadores. Mas de qualquer forma podemos melhorar bastante em alguns deles, como, por exemplo, na Câmara Temática do Ensino Superior. Ainda temos muito a fazer para atingirmos o percentual proposto pelo Governo Federal, dentro dos municípios. Então temos que trabalhar nos próximos três anos para chegarmos mais próximo daquilo que o Governo quer”, frisa, ao destacar, porém, que na educação infantil e ensino fundamental a Educação Municipal está muito próximo de atingir o que o Governo propõe. 
 



Diário da Serra

Notícias da editoria