Diário da Serra
Diário da Serra

MAIS SEGURANÇA ALIMENTAR – 5° Selo de Inspeção é entregue para produtores de mel

Jany Leite / Superintendência de Comunicação 15/04/2024 Rural

Além da qualidade do produto, o selo eleva a saúde financeira do negócio

Documento entregue aos produtores

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Agricultura, realizou a entrega do 5° Selo de Inspeção Municipal (SIM) para entreposto de mel do Assentamento Rural Caeté.

De acordo com a inspetora municipal da pasta, Thássia Godoes, o grupo de pequenos produtores que fazem parte do entreposto contaram com serviços de capacitação, acompanhamento e envolvimento da secretaria durante o processo de regularização. Um trabalho que durou um ano e que já colhe frutos com a participação dos apicultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

“É a quinta entrega que realizamos em apenas seis meses, fico muito feliz em ver que os pequenos comerciantes entenderam a importância dele e aderiram a ideia. O selo vai muito além de legalizar o produto, é uma transformação de vida que presenciamos no decorrer desse processo onde o resultado é colhido desde o início”.

Uma das produtoras de mel, Francielly Rodrigues, contou que com as orientações técnicas recebidas pela pasta aperfeiçoou todo o cultivo que antes não contava com um processo definido e dessa forma agora consegue ter resultados.

“Nosso cultivo sempre foi baseado no que nossos familiares nos ensinaram, depois das orientações recebidas aprendemos quanto ao distanciamento do apiário até a nossa residência, cercamento, sinalização correta para ter mais segurança, além disso participamos de alguns cursos promovidos pela secretaria, mudamos totalmente nossa forma de produção”.

  • Ela ainda completou:

“Quando começamos, nossa colheita girava em torno de 10 quilos de mel, durante o processo de adesão ao “SIM” com o manejo adequado conseguimos aumentar a nossa produção para 500 quilos. Após receber toda a orientação e investir no conhecimento adquirido, neste ano estamos com a expectativa de colher em torno de 1.5 toneladas”.



Diário da Serra

Notícias da editoria