Diário da Serra
Diário da Serra

DOSE ÚNICA – Município amplia cobertura vacinal contra o HPV para adolescentes até 19 anos

Fabíola Tormes / Redação DS 11/04/2024 Saúde

Ministério adotou nova estratégia de vacinação em dose única

A vacina está disponível em todas as USFs

Desde o dia 1º deste mês, após publicação de Nota Técnica referendada pela Câmara Técnica Assessora (CTAI), o Ministério da Saúde adotou uma  nova estratégia de vacinação contra o HPV em dose única, substituindo o antigo modelo em duas aplicações.

A recomendação da dose única foi embasada em estudos com evidências robustas sobre a eficácia do esquema frente às versões com duas ou três etapas. Além disso, o esquema segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, Juliana Herrero, o público-alvo continua sendo formado por meninas e meninos de 9 a 14 anos, visando protegê-los antes da exposição ao vírus, contudo, com ampliação neste momento.

“O Ministério da Saúde, através da nota técnica, também solicitou que se fizesse em todos os municípios uma busca ativa em adolescentes até 19 anos que não tiveram nenhuma dose, para receberem essa dose única da vacina”,

explica, ao destacar que a ideia é intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus, através do aumento a adesão à vacinação e ampliação da cobertura vacinal.

“Portanto, a vacinação está indicada agora, neste momento, para meninos e meninas de 9 a 19 anos”,

reforça.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30. Basta comparecer a USF de referência para atualizar o cartão de vacinação.

Com a mudança, o Brasil se junta a 37 países que já adotaram o esquema de dose única, seguindo recomendações internacionais e buscando resultados positivos na proteção da população contra o vírus HPV.

Diário da Serra

Notícias da editoria