Diário da Serra
Diário da Serra

GRIPE - Prefeitura adverte sobre casos graves de Influenza

Alexandre Rolim / Assessoria 25/04/2024 Saúde

Autoridades alertam para a importância da vacinação para a doença

Saúde

Em uma coletiva de imprensa, autoridades municipais destacaram a preocupação com três casos graves suspeitos de influenza na cidade de Tangará da Serra. O Prefeito Vander Masson, acompanhado pelo Secretário de Saúde, Wellington Bezerra, e pela Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, alertaram sobre a importância da vacinação para conter a propagação da doença.

Os pacientes afetados, todos adultos, encontram-se atualmente em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ressaltando a gravidade da situação. Apesar disso, a adesão à vacinação tem sido inferior ao esperado. Juliana Herrero informou que durante o Dia D de vacinação, no último sábado, dia 20 de abril, apenas 900 pessoas receberam a vacina, um número consideravelmente menor em comparação aos anos anteriores, onde aproximadamente 6 mil indivíduos eram imunizados.

O Prefeito Vander Masson enfatizou ainda a importância da conscientização coletiva, encorajando aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários a informar e incentivar seus familiares e amigos a se vacinarem.

A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde da família, de forma gratuita, e é crucial para preservar vidas”, destacou Juliana Herrero.

As vacinas estão sendo oferecidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, em todas as Unidades de Saúde de Tangará da Serra. Diante da gravidade dos casos registrados e da necessidade de prevenção, a Prefeitura reforça o apelo para que a população compareça para receber a vacina, contribuindo assim para a proteção de toda a comunidade contra a influenza.

 

ALERTA

Cobertura Vacinal em Tangará da Serra é de apenas 15%

Fabíola Tormes / Redação DS

Com população alvo preconizada em 34.295 pessoas, Tangará da Serra está muito abaixo da média desejada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), até o dia 24 de abril, a cobertura vacinal em Tangará da Serra é de 15,01%, ou seja, pouco mais de 4,8 mil doses foram aplicadas.

Dos idosos, que fazem parte do maior grupo prioritário, de 12.292 pessoas, pouco mais de dois mil se vacinaram.

Na sequência, as crianças (8.171), 191 tomaram a primeira dose e 894 a dose única; Pessoas com deficiência (3.336), 66 se vacinaram; Comorbidades (2.699), 437 já buscaram a imunização; Trabalhadores da saúde (2.395), 208 se vacinaram; Professores (1.533), apenas 176 se vacinaram; Gestantes (1.297) e puérperas (213), 285 e 72 se vacinaram, respectivamente.

Outros também fazem parte da lista de grupos prioritários e que a vacinação ainda segue baixa, apesar dos esforços da Saúde, como o dia D de vacinação contra a gripe realizado no último sábado, 20, em todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s) e no Tangará Shopping, em que foram aplicadas 909 vacinas.

Diário da Serra

Notícias da editoria