Diário da Serra
Diário da Serra

AUTORIZAÇÃO ELETRÔNICA – Campanha lança sistema de interesse em doar órgãos

Assessoria 08/04/2024 Saúde

A cada mil pessoas, 14,5 tinham condições de doar órgãos em 2023

Quase 43 mil pessoas aguardam por um transplante

Uma campanha nacional, com o objetivo de incentivar e aumentar o número de doadores de órgãos foi lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No Brasil, quase 43 mil pessoas aguardam por um transplante de órgãos. Desses, perto de 40 mil esperam por um rim. Os números aumentam todos os anos, mas os doadores não são suficientes para a demanda. Por isso, e para incentivar este ato de amor ao próximo no País, o CNJ, em parceria com os cartórios, lançou esta semana a campanha “Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém”.

A partir do interesse pessoal em ser um doador de órgãos, o cidadão pode fazer essa manifestação publicamente e deixar isso registrado por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Basta acessar o site www.aedo.org.br e preencher os dados. É tudo online e não tem custo.

Hoje, quem deseja doar órgãos faz um comunicado à família, que na hora da morte é consultada por uma equipe médica sobre o desejo. Com a AEDO, essa manifestação fica pública. No entanto, ainda assim a família é consultada sobre a permissão ou não dessa doação no momento do luto, conforme Lei Federal nº 9.434/97.

A autorização eletrônica ficará disponível, tanto no site da AEDO como na Central Nacional de Doadores de Órgãos, para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes e equipes médicas apenas com intuito de abordagem da família, que ainda terá a decisão final.

“Dessa vida não se leva nada, apenas deixamos aquilo que fomos e doar é um ato que beneficia a alma [de quem partiu] e o corpo [de quem fica]”,

afirma o médico transplantador da Fundação Pró-Rim, Jean Guterres.

Diário da Serra

Notícias da editoria