Diário da Serra
Diário da Serra

PREVENÇÃO - USF Vila Alta realiza campanha contra câncer do colo do útero

Nathali Luize / Estágio Jornalismo 05/04/2024 Saúde

Exames serão feitos gratuitamente neste sábado

Saúde

A Unidade de Saúde Familiar (USF) da Vila Alta vai realizar neste sábado, dia 6 de abril, das 12h às 17h, uma Campanha Contra o Câncer de Colo de Útero. Exames de preventivo, de identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e a solicitação de mamografias serão disponibilizados às mulheres entre 25 e 65 anos, com o objetivo de detectar doenças em estágio primário ou antes que se desenvolvam. O atendimento poderá ser agendado, mas não é uma exigência, sendo possível ao ir até a unidade.

O Câncer do Colo do Útero é uma das principais causas de adoecimento e morte de mulheres. Através do preventivo, realizado em poucos minutos e que, geralmente, não causa dor, é possível identificar essa e outras doenças ainda em estágio de desenvolvimento, o que aumenta as chances de cura. De acordo com a coordenadora da USF Vila Alta, Maraisa Moreira, a baixa procura é um dos motivos da campanha.

“A gente busca alternativas e essa é uma delas para tentar alcançar o número máximo de mulheres, porque a gente sabe a repercussão a longo prazo quanto ao câncer do colo de útero”.

Serão disponibilizadas duas salas para a realização das coletas e o atendimento é, prioritariamente, voltado para as mulheres da região da Vila Alta.

“A gente já tem um número de mulheres bem alto para tentar alcançar. Se comparecerem outras e tiver capacidade, a gente absorve”, explica Maraisa.

Ela também ressalta a importância do preventivo:

“Ele consegue achar lesões iniciais que se tratadas a mulher não vai desenvolver o câncer”.

Outro fator a ser observado é a ausência de sintomas no estágio inicial da doença, que pode induzir as mulheres a pensarem que está tudo bem e, assim, não realizarem seus exames regulares, como o preventivo.

“Não espere sentir [sintomas], a gente tenta trabalhar em atenção primária com a prevenção”, disse. A coordenadora ainda lembra que a vergonha pode ser outro motivo para adiar os cuidados com a saúde. “Eu falo para elas, profissional da saúde é um ser assexuado”, brinca.

O resultado do exame preventivo na USF Vila Alta tem o prazo médio de 30 dias para ficar pronto e os testes de identificação de IST’s, como HIV, sífilis e hepatite, saem em até 20 minutos. No primeiro caso, com o preventivo, a análise das amostras e o encaminhamento, se necessário, já serão realizados quando a mulher for buscá-lo na unidade. Para outras informações e agendamento, entre em contato pelo (65) 3311-5167 ou (65) 98472-8682.

Diário da Serra

Notícias da editoria