Diário da Serra
Diário da Serra

EPIDEMIA – Com uma morte já confirmada, Saúde investiga mais seis por arboviroses

Rosi Oliveira / Redação DS 20/03/2024 Saúde

São cinco casos suspeitos de dengue e outro de chikungunya

Município já confirmou uma morte por chikungunya

Com a crescente estatística nos números de casos de dengue e chikungunya em Tangará da Serra, infelizmente, os números de óbitos suspeitos de serem decorrentes das arboviroses também tem crescido e já somam seis os casos sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Wellington Bezerra, os óbitos em investigação foram de quatro pessoas do sexo masculino e uma do sexo feminino por suspeita de dengue e um por chikungunya. Ainda foi confirmado nos primeiros dias de março deste ano uma morte em decorrência de chikungunya, sendo de um idoso de 73 anos que estava internado em uma unidade particular, e tinha comorbidades, como diabetes e hipertensão.

Com os dados, a secretaria iniciará em breve as investigações com familiares e também aguarda o exame das amostras coletadas dos pacientes que confirmará ou excluirá as suspeitas. O material foi enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Mato Grosso (Lacen), referência no Estado.

Embora o Município esteja envidando esforços para baixar os números que levou Tangará da Serra a decretar Situação de Emergência, os números estão próximos de seis mil casos, o que pode ocorrer já nessa semana caso a população não entre na guerra contra o Aedes aegypti.

“Nós estamos fazendo a nossa parte. Temos realizado os mutirões, lutamos pelo fumacê diante da Secretaria de Saúde do Estado, mas se a população não colaborar não conseguiremos baixar esses números, que são sim preocupantes”,

ressalta o secretário Wellington Bezerra.

Em Boletim Epidemiológico divulgado na tarde de segunda-feira, 18, Tangará da Serra já conta com 2.762 notificações para dengue e 2.953 para chikungunya.

“Precisamos de um trabalho conjunto, o que desde o início estamos pedindo para a população. As vezes fica massante ouvir isso, mas não tem como ser diferente. Cada um tem que fazer a sua parte e nós estamos fazendo a nossa”,

salienta Bezerra.

Nesse momento, há no Município seis pessoas internadas na enfermaria do Hospital Municipal, duas em enfermaria em um hospital da rede privada e três na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da rede privada.

Diário da Serra

Notícias da editoria