Diário da Serra
Diário da Serra

GABRIEL GUEDES PAGLIARI – Com apenas 17 anos, nortelandense desponta no MMA

Rosi Oliveira / Redação DS 27/03/2024 Esportes

Atleta, desde pequeno, sonhava em ser lutador

Esportes

Uma força bem canalizada pode mudar o futuro de uma pessoa. Essa afirmação pode ser vista na vida de Gabriel Guedes Pagliari, que com apenas 17 anos desponta no cenário esportivo mato-grossense como um forte nome a se elevar na modalidade Mixed Martial Arts (MMA), ou, em português, Artes Marciais Mistas, que constituem-se de um tipo de luta oficial em que os atletas que se confrontam podem utilizar golpes de mais de uma arte marcial.

Gabriel mora com o pai, a mãe e dois irmãos de 8 e 4 anos em Nortelândia, e, desde pequeno, sonhava em ser lutador. Por esse motivo, fugia da escola para treinar em um projeto social, uma vez que os horários se chocavam. Por esse motivo, ao ser descoberto, foi expulso do projeto. Com isso, tornou-se muito nervoso e arredio e, passou a ser visto como uma criança ‘problema’.

A válvula de escape de Gabriel passou a ser um bananal em que treinava.

“Acho que o dono do bananal nunca comeu uma banana dali”,

conta um dos técnicos do atleta, Heriky José Almeida Dourado, que acompanha os passos de Gabriel assim como seu outro treinador, Antônio Athaíde Alves Silva, ao salientar que o atleta tem até hoje as mãos marcadas pelas lutas sozinho.

Em 2022 ele consegue apoio e volta aos treinamentos que mostram que a força guardada precisava ser extravasada.  A primeira conquista veio apenas quatro meses após o início dos treinamentos. Nessa, acabou desclassificado por utilizar uma posição não permitida no esporte. Com seis meses de treino foi para o torneio estadual e sagrou-se campeão e de lá para cá tem evoluído a cada luta, tornando seu nome cada dia mais conhecido.

A última luta do nortelandense foi em Sinop, no último sábado, dia 23 de março, no Evento SFC Sinop Fighting Combat em que abateu o oponente em apenas quatro minutos. Embora tenha iniciado no Jiu Jitsu, Gabriel acabou chegando ao MMA em tempo recorde de apenas 30 dias de treinamento, quando finalizou o oponente com uma chave de braço.

Até esse momento, o atleta é cinco vezes campeão estadual da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), campeão da Copa Pódio Mato-grossense, campeão do Open Mutum, campeão brasileiro de Jiu Jitsu, modalidade No Gi, campeão mundial Jiu Jitsu de Kimono e terceiro lugar no Campeonato Mundial de Jiu Jitsi No Gi da CBJJE. Tem três lutas finalizadas todas no 1º round por armlock, triângulo e leg lock e nenhuma derrota no MMA.

“Meu maior sonho é me sagrar campeão na Faixa Preta e estar lutando no maior evento de mundo, o UFC”,

finaliza Gabriel.



Diário da Serra

Notícias da editoria