Diário da Serra
Diário da Serra

RUMO A 2026 – Janaina Riva descarta buscar reeleição na AL

Thaís Fávaro / RD News 25/03/2024 Política

Ela acredita que poderá levar “bandeiras” para o Senado

Deputada está no terceiro mandato

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) reforçou mais uma vez que não está nos seus planos disputar novo mandato na Assembleia e que em 2026 pretende concorrer a uma das duas vagas da bancada de Mato Grosso no Senado. Janaina está no terceiro mandato consecutivo como deputada e na última disputa fez mais de 80 mil votos.

“Já está fora de cogitação para mim [buscar à reeleição]. Acho que a mesma habilidade que eu tenho aqui, eu posso empregar lá no Senado Federal também, trabalhando lá em Brasília e eu vejo que tem uma oportunidade muito grande para as mulheres, especialmente, uma sub-representatividade, uma pauta que eu trabalho aqui no estado de Mato Grosso, que poucos trabalham, e tem uma janela aberta aí para uma candidatura ao Senado, não só minha, mas de novos nomes também que se disponham”,

disse Janaina à imprensa nesta semana.

A especulação sobre o destino de Janaina em 2026 surgiu após o sogro dela, senador Wellington Fagundes (PL), aconselhá-la a permanecer na Assembleia, devido à sua forte representatividade no Legislativo estadual.

Apesar de dizer que a nora está preparada para disputar o Senado e até mesmo o Governo do Estado, se assim preferir, Wellington acredita que permanecendo como deputada estadual Janaina poderá continuar sendo uma “grande líder”.

“Diria hoje que a Janaina está preparada para qualquer candidatura em nível de Mato Grosso, governadora, vice-governadora, deputada federal e estadual. Eu gostaria que ela fosse deputada estadual, porque como deputada poderia apoiar todos. Além de ser uma grande líder na Assembleia, isso ela já conquistou. Mas claro, todo mundo quer dar voos mais altos”,

explicou Wellington, em entrevista à imprensa.

Em 2026, serão abertas duas vagas no Senado Federal, a de Jayme Campos (União Brasil) e do Carlos Fávaro (PSD), ocupada atualmente pela suplente Margareth Buzetti (PSD).

Diário da Serra

Notícias da editoria