Diário da Serra
Diário da Serra

Novacki tenta destravar exportação da carne Mato-grossense

Redação DS 30/04/2018 Política

Eumar lidera comitiva brasileira em feira no Canadá

Política

O Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento  (MAPA), Eumar Novacki, chefia a delegação brasileira que estará em Toronto e Montreal, Canadá, entre os dias 30 de abril e 5 de maio, em negociações para obter a liberação das exportações brasileiras de carne bovina e para participar da abertura da feira SIAL Canadá 2018.
A feira é o principal evento da indústria de alimentos canadense e a porta de entrada para os produtos agropecuários do Brasil na América do Norte. O objetivo da missão brasileira é diversificar a pauta de exportação que está concentrada em poucos itens e expandir para produtos de maior valor agregado.
As vendas externas do agronegócio brasileiro representam menos de 10% da totalidade  das exportações nacionais para o Canadá. Em 2017, as exportações agrícolas para a América do Norte somaram US$ 658 milhões e as carnes representaram apenas 7,76% dessas vendas que são dominadas pelo setor sucroalcooleiro que detêm 59% e o café que responde por 20,87% desse total.
O Canadá é o país com a maior extensão territorial da América com 9,9 milhões de quilômetros quadrados, com taxas de crescimento estimada de 2,5% no ano passado e um Produto Interno Bruto (PIB) semelhante ao brasileiro, embora sua população seja de 36 milhões de habitantes, cerca de um sexto da brasileira.

Folhamax

Diário da Serra

Notícias da editoria