Diário da Serra
Diário da Serra

Bezerra explica funcionamento de apoio a atletas por meio da Secretaria

Redação DS 06/07/2017 Esportes

Financiamento a atletas de alto rendimento não compete ao município

O secretário Wellington Bezerra, esclareceu em entrevista ao DS que determinados auxílios a atletas de alto rendimento não cabem à Secretaria Municipal de Esportes.
“Muitas vezes o atleta quer viajar para o Rio de Janeiro  para disputar uma competição e ele é de alto rendimento. O município não tem essa obrigatoriedade de financiar esse tipo de atleta. Ele vai para a competição em busca de uma premiação. O município tem que investir no esporte de base e formação, que vai dos 8 aos 17 anos e isso a prefeitura tem feito. Isso é constitucional”, disse.
Conforme Bezerra, atletas de elite e alto rendimento que não são beneficiados com programas dos governos estadual e federal, devem buscar apoio junto à iniciativa privada.
“A partir do momento em que você passa da sua base de formação, a busca é na iniciativa privada. O município pode contribuir com o transporte de uma equipe, mas individualmente, personalizar as atividades da secretaria em detrimento à coletividade, isso não pode acontecer”, pontuou, ao explicar que determinadas práticas podem causar danos ao erário.
“Não adianta o atleta vir aqui solicitar dinheiro do bolso para pagar isso ou aquilo, tanque de combustível para abastecer o carro, o município não pode dar essas coisas. Estaria incorrendo inclusive em improbidade administrativa”, citou.
O secretário destacou que as providências do município quanto a apoio devem ocorrer em prol da coletividade.
“O município pode ajudar quando o esporte é coletivo. Se vai uma equipe disputar uma competição, o município pode contribuir com o transporte, claro, respeitando o calendário de uso que temos aqui. Nós só temos um ônibus. O financiamento pessoal, o município não pode fazer”, argumenta Bezerra, que salientou a necessidade de organização dos atletas nas variadas modalidades.
“O atleta deve estar inserido dentro de uma associação esportiva e essa associação em nome da coletividade deve vir pedir o apoio. Financiar atletas individualmente, o município não tem capacidade financeira e nem pode fazer isso. Para isso já existe o Bolsa Atleta Estadual e Nacional que os atletas de alto nível devem buscar os seus índices nas competições para conquistar o auxílio”, concluiu.

>> Paulo César Desidério - Redação DS

Diário da Serra

Notícias da editoria