Diário da Serra
Diário da Serra

Ex-policial condenado a mais de 160 anos pela morte de dono de jornal e outros assassinatos tenta fugir de presídio em MT

G1 MT 22/02/2019 Polícia
Polícia

O ex-cabo da Polícia Militar Hércules de Araújo Agostinho, condenado pela Justiça a cumprir mais de 160 anos de prisão por vários assassinatos, entre eles o do empresário Sávio Brandão, dono do jornal Folha do Estado, em 2002, tentou fugir da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

 

Os agentes descobriram nesta quinta-feira (21) que as grades estavam serradas, durante vistoria na cela, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). A equipe de contenção foi até o local depois de receber informações de que o preso planejava fuga.

 

Na vistoria foram identificadas que partes da grade de entrada da cela e o solário, com algumas barras serradas.

 

O preso se alterou no momento da vistoria e partiu para cima dos agentes penitenciários fazendo ameaças. Conforme a Sejudh, foi necessário conter o preso.

Após a vistoria, Hércules foi levado à assessoria jurídica da unidade para dar explicações. A declaração dele será encaminhada à Polícia Civil.

 

O ex-policial será transferido de cela na PCE.

Hércules cumpria pena no Presídio Federal de Mossoró (RN) antes de ser transferido para a PCE, em março de 2018.

 

Ele foi preso em 2002 e, no ano seguinte, fugiu desse mesmo presídio e passou quatro meses foragido, até ser recapturado em Rondônia.

 

Os crimes

 

Os primeiros crimes ocorreram em 1999 e 2000 e vitimaram os irmãos Brandão Araújo Filho e José Carlos Machado Araújo.

Entre as condenações do ex-cabo da PM também estão os assassinatos do empresário Rivelino Jacques Brunini e Fauze Rachid Jaudy, além da tentativa de assassinato do pintor Gisleno Fernandes, em junho de 2002, na capital. Na ocasião, Hércules confessou ter assassinado Brunini a mando do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro.

 

Ele também foi condenado pela execução do empresário e dono de um jornal da capital, Sávio Brandão, em setembro de 2002, crime que o ex-policial também confessou à Justiça. O crime também foi encomendado por Arcanjo.

Diário da Serra

Notícias da editoria