Diário da Serra
Diário da Serra

Superliga homenageia fundadores do Cuiabá Rugby com Taça Alain Leplus

Junior Martins / Assessoria 30/10/2018 Esportes

Alain Leplus é uma lenda do esporte francês

Esportes

A 1ª Superliga Sicredi de Rugby terá o troféu chamado de Taça Alain Leplus, em homenagem a um dos fundadores do Cuiabá Rugby Clube e reconhecido atleta francês. Alain Leplus, nascido em 1945, numa cidade a 40km de Paris (França), filho de agricultores, pai de dois filhos e radicado na década de 70 no estado de Mato Grosso, é uma lenda do esporte francês.  


Alain Leplus, após concluir o serviço militar francês, fez parte do time de Auch na região de Toulouse, de 1970 a 1977, na 1ª divisão, chegando a ser convocado para defender a seleção francesa, uma das melhores do mundo. E, em 1977, junto com o irmão Michel, Alain migrou para tentar a sorte na América do Sul e escolheram o Brasil. Primeiro moraram em São Paulo e depois em Mato Grosso.


Alain Leplus chegou a ser técnico da seleção brasileira juvenil de rugby, pela qual participou de duas Copas do Mundo (Romênia em 95 e França em 98). E, em 2009, em Cuiabá, Alain e Michel Leplus e um grupo de jovens abraçaram a ideia de construir o Cuiabá Rugby Clube, que permanece ativo até os dias atuais e é um dos três clubes responsáveis pela criação da Superliga Sicredi de Rugby.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria