Diário da Serra
Diário da Serra

Cerimônia de carga e lacre das urnas será nesta quinta

Fabíola Tormes / Redação DS 25/09/2018 Política

O trabalho ocorrerá durante todo o dia, no ginásio da Vila Olímpica

Urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições Gerais

O Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso (TRE-MT), através do Cartório da 19ª Zona Eleitoral em Tangará da Serra, realiza nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27 de setembro, as cerimônias de carga e lacre das urnas eletrônicas. 


No primeiro dia, segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Luis Gustavo Romko, os trabalhos serão voltados as 42 urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições Gerais de Nova Olímpia e na quinta-feira, 27, com os mais de 200 aparelhos que serão utilizados em Tangará da Serra.

 
“É uma cerimônia obrigatória e aberta a toda a sociedade. Neste ano iremos fazer na Vila Olímpica, de maneira a deixar mais aberto possível a toda a população, para que todos os eleitores de Tangará possam se inteirar do processo, verificar como se coloca os dados desses eleitores e dos candidatos em cada urna”, explica Romko.


Nesta fase de trabalhos, os servidores da Justiça Eleitoral transferem para as urnas eletrônicas os dados dos eleitores que votam naquela seção, e dos candidatos a presidente, senador, governador e deputados federais e estaduais. Os dados dos candidatos incluem o nome, partido, foto, cargo para o qual concorrem e número.


Após abastecer as urnas com as informações necessárias (lista dos eleitores que votam naquele equipamento e candidatos a serem votados), os servidores da Justiça Eleitoral realizam os testes de funcionamento da urna.  Em seguida são colocados os lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pelo juiz eleitoral, promotor e representantes de partidos e coligações, que acompanham todo o processo.


A cerimônia de carga e lacre das urnas de Tangará da Serra ocorrerá durante todo o dia de quinta-feira, 27, no Ginásio Douglas Poyane, na Vila Olímpica. Já a cerimônia com as urnas de Nova Olímpia ocorrerá no próprio Cartório Eleitoral, na quarta-feira, 26.


Urnas serão auditadas em cerimônia específica

Além da cerimônia de carga e lacre das urnas, a Justiça Eleitoral fará na quinta-feira, 27, especificamente às 18h, uma cerimônia de auditoria das urnas eletrônicas. “Vamos fazer um sorteio de urnas, que serão auditadas, a fim de se averiguar a integridade das urnas eletrônicas quanto a: não possuir nenhum voto prévio, não permitir votação antes da data e horário marcados”, explica o chefe do Cartório Eleitoral, Luis Gustavo Romko. 


Após estas verificações será forçada a votação nas urnas sorteadas para confirmar a fidelidade dos votos registrados pelos presentes no momento da auditoria.

Em seguida as urnas sorteadas serão novamente preparadas e lacradas para a votação normal. “Atualmente, muitos questionamentos são levantados quanto a confiabilidade do processo de votação eletrônica brasileiro, e esta cerimônia se põe justamente para que a sociedade e imprensa possam acompanhar e fiscalizar todo o processo de preparação das urnas eletrônicas”, destaca. 


“É muito importante que os eleitores, partidos e candidatos participem dessas cerimônias que ocorrem em todo o Brasil”.
 



Diário da Serra

Notícias da editoria