Diário da Serra
Diário da Serra

Divulgação do “Teste da Linguinha” se torna obrigatório

Rosangela Milles / Assessoria 30/08/2018 Política

Deputado Saturnino Masson é o autor da Lei

Saturnino Masson

A Lei 10.712/2018 de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB) torna obrigatório em Mato Grosso, a colocação de cartazes de divulgação, nos hospitais e maternidades públicas e privadas, informando sobre o “Teste da Linguinha”.


De acordo com a Lei, a alteração no frênulo lingual provoca várias modificações nos movimentos da língua e dos lábios, acarretando ainda problemas relacionados à mastigação, e acaba tendo um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, algo em torno de oito a dez segundos.


O normal é que essa pausa seja de quatro segundos e que a criança tenha uma quantidade maior de sucção. Ao ser identificada alguma alteração no frênulo da língua a criança tem de passar por uma cirurgia para corrigir o problema.


A intervenção chama-se frenectomia, ou simplesmente pique, que consiste em um corte pequeno nesse pedaço de pele.


Segundo Saturnino Masson os recém-nascidos precisam fazer o teste da linguinha, que é de grande importância para a saúde futura desses bebês.


“Os hospitais e maternidades deverão afixar cartazes em locais de fácil acesso e ampla visualização para que os pais desses menores possam ter maiores informações sobre esse problema que afeta grande parte dos bebês”, disse Saturnino.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria