Diário da Serra
Diário da Serra

Mais de 500 pessoas são triadas

Fabíola Tormes / Redação DS 11/06/2018 Saúde

Foram realizados atendimentos e atividades de orientação

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia e Unic Tangará, promoveram entre os dias 4 a 9 de junho, a  Semana de Prevenção ao Câncer Bucal.
Neste período, segundo o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Uelington Francisco da Silva Cordeiro, foram mais de 500 pessoas triadas nas unidades de saúde, sendo 30 delas encaminhadas para realização de exames detalhados (biopsias). “A população respirou saúde bucal essa semana”, afirmou Cordeiro, ao relatar que o número de atendimento superou as expectativas. “E a intenção era essa, sensibilizar as pessoas para esse problema, que existe câncer bucal (…) a boca é a porta de entrada da alimentação, mas também de doenças. Então é importante cuidar e ficar atento a qualquer alteração”.
O trabalho de prevenção e triagem foi realizado durante a semana nas unidades de saúde e a biopsia aos pacientes com lesões suspeitas iniciaram no sábado, na Clínica de Odontologia da Unic Tangará. Porém, devido a grande quantidade de casos, o trabalho de atendimento detalhado a esses pacientes continuará durante esta semana. 
Depois da coleta do material, o paciente terá a possibilidade de realizar o exame particular, o que possibilitará confirmar ou descartar a suspeita em três ou quatro dias, ou aguardar pelo Sistema Único de Saúde, (Sus) que demora um pouco mais, de 15 a 60 dias. Caso o resultado seja positivo, o paciente será regulado para tratamento no Hospital de Câncer.
Porém, alerta o coordenador, o atendimento em saúde bucal segue durante todo o ano, em todas as unidades de saúde. “Pode procurar a qualquer momento uma Unidade de Saúde”, concluiu, ao agradecer todos os envolvidos e a população.

 

Diário da Serra

Notícias da editoria