Diário da Serra
Diário da Serra

Caixa da Leitura chega à Escola Sílvio Paternez

Redação DS 05/06/2006 Espaço Leitura

Caixa da Leitura chega à Escola Sílvio Paternez

     "Um país se faz com homens e livros". A frase de Monteiro Lobato já tem sua tradução nas ações do Projeto Espaço da Leitura desenvolvido em dez escolas da rede pública de Tangará da Serra. O DS a cada semana vêm levando através da Caixa da Leitura um conjunto de obras literárias aos educandários incentivando assim a prática da leitura no ambiente escolar. A Caixa da Leitura, já passou pelas escolas Dom Bosco, Bento Muniz e João Batista, Dr. Hélcio de Souza, Manoel Marinheiro, Antenor Soares e Laura Vieira.

A Caixa da Leitura contendo obras literárias e gibis esta semana visita os alunos da Escola Sílvio Partenez, que também está recebendo diariamente dez exemplares do DS. Os professores que acompanham o Projeto Espaço da Leitura são unânimes em afirmar que através da leitura diária dos jornais estão conseguindo desenvolver a compreensão crítica, o estímulo à criatividade, à interatividade e a construção da intertextualidade.

A opinião da coordenadora pedagógica da Escola Laura Vieira, Magnólia Ramos de Oliveira, que recebeu a Caixa da Leitura na última semana não é diferente.  Ela diz que através do Projeto Espaço da Leitura o incentivo a leitura se torna um ponto forte das escolas, que passam a  promover e incentivar a participação dos alunos, desenvolvendo cidadãos capazes de questionar, argumentar, modificar.

A coordenadora explica que não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. “A presença do jornal nas salas de aula desperta a curiosidade das crianças. A Caixa da Leitura proporciona que os alunos realizem um trabalho coletivo, com o envolvimento de todos em sala de aula e, ainda estimula a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto e ao fazerem a leitura desses livros em casa. A Caixa da Leitura além de ser o acesso do aluno ao livro é por si só, um caminho mágico para formação de leitores”, declara.

As próximas escolas a receberem a Caixa da Leitura serão Professora Jada Torres  Souza, na semana de 12 à 17 de junho e Jonas Lopes de 19 à 24 de junho. O Projeto conta com o apoio de Access Informática, Dismeq, Elétrica Padrão, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Cooperativa Sicredi.
Diário da Serra

Notícias da editoria