Diário da Serra
Diário da Serra

NOVA ESTRUTURA – Município inaugura nova Central de Abastecimento Farmacêutico

Rosi Oliveira / Redação DS 09/05/2024 Saúde

Unidade está na Avenida Brasil, próximo à prefeitura

A estrutura foi inaugurada nesta quarta-feira

Município inaugura nova Central de Abastecimento Farmacêutico

Para comemorar o aniversário de 48 anos de emancipação político-administrativa de Tangará da Serra, a Administração preparou um cronograma vasto de atividades. Dentre elas aconteceu na manhã desta quarta, dia 08, a entrega das novas acomodações da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que anteriormente estava alojada aos fundos da Prefeitura Municipal e agora passa a atender na Avenida Brasil, próximo à prefeitura, no Jardim Europa.

A estrutura é recém-construída e foi equipada com prateleiras que acondicionam as caixas de medicamentos. A Central de Distribuição de Medicamentos nos municípios tem por finalidade dar seguimento ao tratamento de pacientes que, por muitas vezes é interrompido por falta de condições financeiras para adquirir a medicação prescrita.

Dentre os diversos medicamentos, mais de 100 aproximadamente estão listados, como, por exemplo, remédios para pressão, diabetes, ansiedade e muitos outros armazenados na central. Conforme o secretário municipal de Saúde, Wellington Bezerra, mais uma das ações destinadas a melhorar tanto para servidores, quanto para a população que depende dos medicamentos.

“Essa tinha sido uma solicitação do prefeito e hoje estamos cumprindo mais essa missão. Hoje temos aqui um espaço adequado, organizado, climatizado e específico para essa central de armazenamento, que temos a intenção de melhorar ainda mais”,

comenta o secretário.

Atualmente a central conta com cerca de milhões de medicamentos que estão à disposição da população. Durante a inauguração em que estiveram secretários, vereadores e a primeira-dama Silvana Ló Masson, houve também a entrega que um veículo para a CAF.

“Estamos cumprindo mais uma promessa de campanha. Enfrentamos muitas burocracias para dar seguimento nos trabalhos, mas temos nos empenhado em manter a CAF sempre dotada das medicações necessárias para atender a nossa população e hoje é mais um dos muitos dias felizes que temos vivido por poder contribuir para melhorar a vida do nosso povo”,

salientou o prefeito Vander Masson.

Tangará oferece medicamentos gratuitos à população

A Central de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos que foi reinaugurada nesta quarta, dia 08, tem como finalidade realizar a distribuição de todas as medicações que são disponibilizadas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito e também à Farmácia Central, que fica no Posto Central, e mais duas unidades satélites que ficam no Parque Figueira e no Altos do Tarumã.

Essas medicações são regularizadas pela Relação Essencial dos Medicamentos Municipais (Remume), que é a lista de medicamentos que o município deve fornecer ou distribuir gratuitamente à população.

De acordo com Saulo Schmidt da Silva, chefe da Assistência Farmacêutica da Central de Armazenamento e Distribuição de Medicamentos em Tangará da Serra, as compras são realizadas com base nessa lista.

“São cerca de 70 medicamentos previstos nessa lista para a farmácia municipal e 35 para as unidades de Saúde”,

informa Saulo, ao destacar que pacientes que necessitem de medicações devem se ater às três unidades, uma vez que a medicação que está em falta em uma unidade pode ter em outra.

Para Saulo a nova central é de suma importância e veio em momento oportuno.

“Está mais organizado, com uma forma muito melhor de manter a temperatura dos produtos e evitar perdas. Aumentou a eficácia e a segurança”,

salienta.

“Apesar de Tangará da Serra ser uma cidade bem desenvolvida não tinha essa estrutura, mas graças à administração local estamos avançando bem e conseguindo evitar o desabastecimento graças ao maior controle”.

Ainda, investindo no setor, recentemente o Município realizou a contratação de sete farmacêuticos somente para o Hospital Municipal que conta desde então com nove profissionais desse setor e também com farmacêuticos atendendo em tempo integral em cada uma das farmácias de distribuição.



Diário da Serra

Notícias da editoria