Diário da Serra
Diário da Serra

TRÍDUO PASCAL – Paróquias de Tangará da Serra celebram a paixão e morte de Jesus Cristo

Fabíola Tormes / Redação DS 27/03/2024 Geral

O Tríduo Pascal será celebrado a partir da tarde desta quinta-feira

Geral

Paróquias de Tangará da Serra celebram a paixão e morte de Jesus Cristo

O feriado da Sexta-feira Santa - ou Paixão de Cristo - existe em todos os países de tradição católica. Mas ainda que a atenção das pessoas se concentre principalmente nessa data, a sexta-feira faz parte de um conjunto maior, composto pelos três dias que antecedem o Domingo de Páscoa, e que na liturgia recebe o nome de Tríduo Pascal.

As celebrações que ocupam esses três dias - quinta, sexta e sábado - unem-se ao domingo e formam um todo, o ponto mais importante da vida religiosa dos católicos, no qual eles revivem, desde a Antiguidade, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.

Em Tangará da Serra o Tríduo Pascal será celebrado pelos católicos a partir da tarde desta quinta-feira, dia 28 de março, em diferentes comunidades.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida as celebrações iniciam às 16h, com a Instituição da Eucaristia e Lava Pés, na Igreja Matriz, com as crianças e adolescentes da Catequese; e ainda às 19h30 na Matriz e comunidades São José Operário (Alto da Bos Vista), São Luis Gonzaga (Uirapuru), Sagrado Coração de Jesus (Tarumã), Nossa Senhora de Fátima (Dona Júlia) e Santa Luzia (Santa Lúcia).

“Já iniciamos essa Semana Santa com o Domingo de Ramos (…) e seguimos agora com o Tríduo Pascal, que são justamente o que fundamenta a fé cristã. É a maior festa, a maior celebração que nós cristãos, católicos, recordamos e dentro do Tríduo Pascal, os últimos dias de Jesus aqui na terra”,

relembra o pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Frei Eliseu Menegat.

Na Sexta-feira Santa acontece a via sacra voltada ao evangelho da Paixão de Cristo nas comunidades às 7h, 15h, 17h e 19h. Este também será o grande momento da encenação da Paixão de Cristo, às 19h, na Igreja Matriz, oportunidade em que a vida pública de Jesus será apresentada por um grande grupo de voluntários.

“Um dia de muita meditação, de muita reza, de muita adoração durante todo o dia em nossas comunidades”.

No Sábado haverá a Vigília Pascal, iniciando com o Batismo dos Catecúmenos às 16h na Igreja Matriz, e às 19h com celebração na Matriz e Comunidades. E no Domingo de Páscoa as celebrações serão realizadas às 8h na Matriz, Cristo Rei, São Francisco de Assis e São João Batista; às 9h30 na Sagrado Coração de Jesus, Santa Luzia e Santa Madre Paulina; e às 19h novamente na Matriz, Nossa Senhora de Fátima, Sagrado Coração de Jesus e São Pedro.

Na Paróquia Santa Terezinha as celebrações também iniciam nesta quinta e seguem até domingo.

Nesta quinta, às 19h30, será celebrado a Missa da Ceia do Senhor, na Matriz e Comunidade Nossa Senhora da Guia. Na Sexta-feira Santa, às 15h, terá a Celebração da Paixão do Senhor, novamente na Matriz e Comunidade Nossa Senhora da Guia.

No sábado, 30, a programação segue com a Vigília Pascal e Batismo dos Catecúmenos, às 19h e no domingo a Missa de Páscoa às 8h na Matriz e Comunidade Nossa Senhora de Nazaré; às 9h30 na Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz; às 18h na Comunidade São Miguel Arcanjo; às 19h na Comunidade Santo Antônio; e, às 19h30, novamente na Matriz. 

 

Movimento ultima preparativos para Paixão de Cristo

Como tradição há mais de 20 anos, o Movimento Paixão de Cristo fará nesta Sexta-feira Santa a encenação da Paixão de Cristo.

De uma maneira especial, a encenação busca retratar os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Seguindo cuidadosamente as Escrituras Sagradas, todos revivem a época que perpassa pela entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, seguindo pela última Ceia e estações da via sacra.

Para isso, mais de 50 pessoas, de variadas idades, participam.

“Isso traz uma preparação com vários olhares e emoções, uma preparação que nos traz muitos ensinamentos”,

garante uma das integrantes do elenco, Priscila Cristina Fernandes, em vídeo divulgado durante os preparativos e ensaios dos voluntários.

Agora o grupo ultima os preparativos para a encenação que ocorrerá na Sexta-Feira Santa, dia 29 de março, às 19h, na Igreja Matriz.



Diário da Serra

Notícias da editoria