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RESPOSTA POSITIVA – Comércio já vendeu cerca de 20% dos produtos relacionados à Páscoa

Rosi Oliveira / Redação DS 25/03/2024 Geral

A data comemorativa deve ser responsável por R$ 4,2 bilhões em compras

Data é uma das mais importantes do ano

Comércio já vendeu cerca de 20% dos produtos relacionados à Páscoa

Em 2023, as vendas totais de chocolate cresceram 10,8%, mas esse impulso veio principalmente das barras de chocolate que cresceram 13,2%, enquanto a venda de ovos de páscoa caiu 7,2%.

Já em 2024, sob expectativa de crescimento, a Páscoa pode ter resultados expressivos. A data comemorativa deve ser responsável por R$ 4,2 bilhões em compras. Os dados são de uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) em conjunto com o Instituto Datafolha.

Em Tangará da Serra, com produtos em exposição desde o mês de fevereiro, os supermercadistas, mercadistas e empresas que vendem chocolates já sentem o reflexo positivo das vendas de chocolates para a Páscoa, comemorada no próximo domingo, dia 31.

Pensando na parcela da população que tem mais filhos, as indústrias também investiram nas trufas e barras de chocolate que adoçam, alegram e trazem o sentido de ter sido lembrado. As expectativas, levando em consideração até esse momento, que quase 20% do estoque disponível já foi vendido, é que esse ano as vendas superem as do ano anterior.  

“Fizemos uma compra mais assertiva. E com a alta dos preços tivemos que além dos ovos, nos amoldar as novas opções para o cliente que assim como nós faz conta e quer economizar”,

pontua João Souza, comprador de uma rede supermercadista.

Embora as vendas se intensifiquem nos dias próximos a data, as lojas e supermercados já notam a movimentação diferenciada daqueles que gostam de se adiantar como no caso de Diego Cardoso Balieiro, pai de David Lucas Alves Balieiro de seis anos que já escolheu seu ovo.

“Em todos os anos dou o ovo, é uma tradição que pretendo manter enquanto eu puder”,

disse o pai.

A Páscoa é para os comerciantes uma das datas mais importantes e perde apenas para o Natal e Dia das Mães.

Segundo dados dos órgãos do setor, a expectativa é que esse, seja o quarto ano de crescimento de vendas do setor. A crescente nas vendas teve início em 2016, e foi interrompida em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, que acabou por afetar de forma substancial a economia que apresenta melhora e retomada das vendas.


Período de Páscoa gera novas rendas e incentiva investimentos em brindes

Conforme alguns entrevistados do setor de vendas de chocolates e ovos de Páscoa, a compra desse ano não teve um aumento significativo, foi realizada levando em consideração levantamentos realizados em anos anteriores, com dados de marcas que acabaram antes do dia de Páscoa comemorado no próximo domingo, dia 31.

Para elevar as vendas, as empresas investiram em prêmios, como o caso da marca Cacau Show que tem como brindes, Ben 10, Garotas superpoderosas, Harry Potter e diversos outros personagens, tornando à criançada e até aos maiores, a ação quase que impossível de não levar um ovo de Páscoa para casa.

Além de inovar nos brindes, essa data reforça a renda de muitas pessoas, como é o caso de Louriane Ferreira, atendente, que atualmente fez um curso e já colhe os frutos da nova profissão.

“Eu acabei de ter uma bebê que está com quatro meses. Já decidi não voltar a trabalhar e, por isso, já vislumbrando a oportunidade da data, fiz um curso de ovos e barras de chocolates trufados e estou colocando em prática o que aprendi”,

comenta a dona de casa que viu na Páscoa, uma oportunidade não somente momentânea.

“Com o que aprendi, eu posso continuar a cuidar da minha bebê e fazer em casa os chocolates. Isso vai ajudar para que a nossa renda não caia e eu possa ficar um tempo em casa até que a bebê esteja um pouco maior”,

salienta a empreendedora.
De acordo com o que aponta o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), Louriane escolheu certo a nova profissão que tem o gosto de 14% dos clientes que preferem os chocolates artesanais. Já a grande parte da população, 83% preferem os chocolates industrializados.



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