Diário da Serra
Diário da Serra

NESTE DIA 21 – Campanha “Lots Of Socks” pela conscientização da Síndrome de Down

Fabíola Tormes / Redação DS 18/03/2024 Geral

Objetivo da ação com as meias trocadas é promover a inclusão

Campanha vem ganhando todos os espaços

Nesta quinta-feira, 21 de março, comemora-se o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar das pessoas com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.

Para dar visibilidade a data, uma ação lúdica e divertida foi proposta Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013 e desde então a Campanha “Lots Of Socks” vem ganhando todos os espaços.

“O incentivo de usar meias diferentes para aumentar a conscientização”,

explica Angélica Dorileo, que é mãe da Maria, de 7 anos, com Síndrome de Down.

O objetivo da ação com as meias de pares trocados é promover a inclusão social.

“Essa ideia foi criada porque os cromossomos tem formato de meias e a intenção é de conscientizar as pessoas de que ser diferente é divertido”,

afirma.

“E neste dia 21 de março convido a você a fazer parte dessa inclusão. Vamos fazer o dia 21 ser divertido? Use meias coloridas, use meias divertidas. Dessa forma vamos além da fuga da mesmice do dia a dia. Faça parte desse movimento inclusivo, desafie os padrões, apoie as diferenças e juntos podemos espalhar essa mensagem de inclusão”,

convida.

  • Síndrome:

A Síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição genética que surge pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

O Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética.

Diário da Serra

Notícias da editoria