Diário da Serra
Diário da Serra

CULTIVANDO ÁGUA BOA TANGARÁ – Nascente afluente do Rio Queima Pé será recuperada

Fabíola Tormes / Redação DS 18/03/2024 Geral

Lançamento do projeto será nesta terça, em alusão ao Dia da Água

Ato acontecerá às 8h30, na nascente 060

O Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (Ipac) e o Rotary Club Tangará da Serra Cidade Alta realizam nesta terça-feira, dia 19 de março, o lançamento do Projeto ‘Cultivando Água Boa Tangará’ de revitalização de Bacias do Queima Pé e Ararão.

O ato acontecerá às 8h30, na nascente 060, afluente do Rio Queima Pé, localizada na Estrada da Boa Vista, com a presença de representantes da sociedade civil organizada, Município e de alunos das escolas Avance e Décio Burali. O lançamento será realizado em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.

“Este projeto está atuando nas bacias do Queima Pé e Ararão, que são os dois principais corpos hídricos para a cidade de Tangará da Serra: o Rio Queima Pé para o abastecimento público e o Rio Ararão para a diluição do esgoto tratado e talvez, futuramente, para também abastecimento público”,

destaca o Engenheiro Agrônomo e consultor ambiental, Décio Eloi Siebert.

Na oportunidade serão realizadas várias atividades, entre elas o plantio de mudas de árvores no entorno da cabeceira.

No local já estão sendo realizadas obras de adequação, com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) e mudança do leito daquela estrada, que hoje corta a sua cabeceira, fazendo um contorno na nascente.

Também será realizado no local o trabalho de instalação de intensificadores de recarga do lençol freático.

“Que é um trabalho que já foi feito na cabeceira do Rio Queima Pé e o resultado está lá para ser visto, que, desde que foi realizado, em setembro de 2021, nunca mais a cabeceira do rio Queima Pé secou”,

relembra.

“E agora esse trabalho será realizado nessa nascente de um dos afluentes do Rio Queima Pé, mostrando o que será feito”.

O projeto é realizado com recursos do Ministério Público, através do Ipac.



Diário da Serra

Notícias da editoria