Diário da Serra
Diário da Serra

Semana de Saúde Bucal inicia hoje em Tangará da Serra

Redação DS 04/06/2018 Saúde

Ele o 7º de maior incidência no Brasil

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, através da Coordenação de Saúde Bucal, preocupados com o crescimento dos números de casos de câncer bucal na cidade e também em comemoração ao Dia Mundial de Saúde, em 31 de maio,  realizará diversas atividades no período de 04 a 09 de junho, nas unidades de Saúde.
Os trabalhos acontecerão durante uma semana e nesse período, a população poderá se encaminhar até as Unidades de Saúde da Família da Vila Araputanga, Vila Goiânia,  Vila Nazaré, Santa Izabel, Jardim Shangri-lá, e Vila Esmeralda, além do Posto Central e  estande na Praça da antiga Prefeitura, quando os atendimentos acontecem no dia 06.
Este ano o tema será ‘Previna-se e sorria com saúde!’, e tem por objetivo sensibilizar a população tangaraense sobre a prevenção e combate a essa doença, informando sobre os principais fatores de risco e como preveni-los.
Durante os dias da campanha, acontecerão mutirões da Saúde  na região central, panfletagem e palestra com o dentista Arlindo Aburad (Patologista Bucal do Hospital do Câncer) aberta à todos os interessados.
Segundo o coordenador de Saúde bucal da secretaria de Saúde Bucal em Tangará da Serra, Uelington Francisco da Silva Cordeiro, a semana de prevenção foi pensada pelo fato de em apenas um ano, ele ter acompanhado três casos em um mesmo bairro. “Na verdade, esse é o câncer menos comum. Se fala de muitos outros, mas muito pouco de câncer de boca, sendo ele o 7º de maior incidência no Brasil, que inclusive se descoberto a tempo tem a possibilidade de levar a morte 50% dos pacientes e quando tardio 70%, ou seja, é bem agressivo”, ressalta o responsável.
Saiba mais - O Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo são celebrados em 31 de maio. As datas, criadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987, reforçam a importância de prevenir a doença mantendo uma boa saúde bucal e evitando o consumo de cigarros e bebidas.

Rosi Oliveira / Redação DS

Diário da Serra

Notícias da editoria