Diário da Serra
Diário da Serra

Certificado Internacional de Vacinação passa a ser emitido em Tangará

Redação DS 11/04/2018 Saúde

Para habilitação, a coordenadora recebeu treinamento específico

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra, por meio da Vigilância Epidemiológica, já está emitindo o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O documento comprova a vacinação contra doenças, inclusive a febre amarela, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, o documento começou a ser emitido nesta terça-feira, 10 e o objetivo é facilitar o acesso da população ao Certificado Internacional de Vacinação, tendo em vista que o mesmo era emitido somente na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), localizada no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e no município de Rondonópolis. “Tangará é o terceiro município a oferecer esse serviço, que não é somente aos moradores de Tangará da Serra. Qualquer pessoa da região que necessite viajar para o exterior e precise fazer essa Carteira Internacional de Vacina, pode vir à Vigilância Epidemiológica, trazendo um cartão de vacina e o comprovante de identificação, que faremos essa emissão”, explica a responsável. Para habilitação do município, a coordenadora recebeu treinamento específico na Anvisa, em Várzea Grande.
O Certificado pode ser feito na Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, localizada junto ao prédio da Clínica da Família, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h. “Uma nova conquista para o nosso Município e de outras localidades, pois muitas vezes a pessoa precisava se deslocar até o Aeroporto [Marechal Rondon] só para fazer essa carteira, pois o documento deve ser feito antes da viagem”.
Vale ressaltar que somente pessoas que estão viajando com destino ou escala/conexão em países que exigem a vacinação precisam tirar o certificado. Aqueles que já possuem, não é preciso renovar o certificado. Todos os CIVP novos e antigos têm validade para toda vida.

Fabíola Tormes / Redação DS

Diário da Serra

Notícias da editoria