Diário da Serra
Diário da Serra

Proprietários pedem prazo de 6 meses para regularização de balneários

Redação DS 14/03/2018 Geral

Ao todo, 10 estabelecimentos foram fechados. Balneário Cachoeira da Fumaça é um dos interditados pelo DNPM

Geral

Os proprietários dos balneários com águas termais interditados pelo Departamento Nacional de Proteção Mineral (DNPM) protocolaram nesta terça-feira, 13, um pedido para regularização das falhas apontadas. Ao todo, 10 balneários nos municípios de Juscimeira, Jaciara e São Pedro da Cipa foram fechados.
O embargo foi realizado na sexta-feira, 9, por uso de subsolo sem autorização do órgão.
No pedido, os proprietários pedem a reconsideração do fechamento dos estabelecimentos e "solicitam a restauração imediata das atividades e posterior concessão administrativa de prazo razoável para a regularização da exploração de águas termais nos empreendimentos".
Em Juscimeira foram interditados: Hotel Tropical, Sesc Águas Quentes, Hotel Mariah, Pousada Thermas Alphaville, Pousada Garimpos das Águas e Balneário Tropical Santa Elvira.
Já em Jaciara foram impedidos de funcionar: Paraíso das Águas, Balneário Thermas, Balneário Rocha e o Balneário e Pousada BH.
No município de São Pedro da Cipa, apenas o Balneário Tropical foi interditado.
Com o fechamento dos principais pontos turísticos da região, o prefeito de Juscimeira, Moisés dos Santos (PSDB), reclama que a economia parou e que os municípios vivem um casos. “Criou um caos social. O município sobrevive do turismo, são centenas de empregos em risco”, declarou.
Moisés e os proprietários dos estabelecimentos se reuniram com representantes do DNPM nesta terça-feira, 13, para solucionar o problema. Não há, no entanto, previsão para a liberação dos estabelecimentos.
Segundo o DNPM, a ação de fiscalização deve continuar em outros municípios como Poxoréu, General Carneiro e Barra do Garças.

G1MT

Diário da Serra

Notícias da editoria