Diário da Serra
Diário da Serra

Alertas começarão a ser enviados no final do mês

Redação DS 05/03/2018 Geral

Tangaraenses estão recebendo solicitação de cadastro

Geral

Moradores de todo o Estado que estejam cadastrados na Defesa Civil Nacional por meio de SMS receberão a partir do final desse mês alertas de desastres naturais. O serviço começou a ser oferecido desde o dia 19 de do mês passado, para que os usuários sejam previamente avisados sobre riscos de inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terras.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de Tangará da Serra, Gilvane Lima, a Defesa Civil de Mato Grosso já está há certo tempo emitindo alertas para os municípios, sendo que agora o serviço ficará ainda mais próximo do cidadão.
“Para receber as mensagens de alerta, os moradores deverão receber um SMS solicitando o cadastramento no serviço. Basta responder à mensagem informando o CEP de interesse”, comentou o coordenador, ao informar que a Defesa Civil do Estado será a responsável por emitir os alertas via SMS para os munícipes. “As pessoas que receberam o SMS solicitando o cadastramento podem ficar tranquilas, pois faz parte do sistema. O serviço é 100% seguro, e só tem benefícios a oferecer para a população, sendo que as pessoas não serão pegas de surpresa diante de fortes temporais”, afirmou.
O Serviço de Alertas por SMS é coordenado pelo Ministério da Integração, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia móvel. O sistema é gratuito e tem como objetivo orientar a população quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de desastres naturais.
A mensagem de cadastro conta com o seguinte texo: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”. Ao responder indicando o CEP, o celular do usuário já está apto para receber alertas da Defesa Civil.

RODRIGO SOARES / Redação DS

Diário da Serra

Notícias da editoria