“Cidades estão abandonadas”, afirma Muvuca

Redação DS 02/03/2018 Política

Jornalista José Marcondes, o Muvuca – diretor do grupo Muvuca Popular, de Cuiabá

Política

O jornalista José Marcondes, o Muvuca – diretor do grupo Muvuca Popular, de Cuiabá, está de passagem por Tangará da Serra. Nesta sexta-feira, 2, ele visitou a sede do Diário da Serra e no bate papo contou sobre sua caminhada pelo interior do Estado de Mato Grosso, com a chamada de 'Caravana da Verdade'.
Ele, que é oposição declarada ao Governo do Estado, disse que está fazendo um levantamento da situação de Mato Grosso e pode, antes mesmo de terminar suas visitas, constatar somente abandono. “As cidades estão abandonadas”, afirma, ao incluir Tangará da Serra nessa lista. “O que presencio é o abandono total: de jangada para cá o governo não existe. É uma área isolada. Parece até um outro Estado, com cidades sobrevivendo da população, da produção que tem”.
Antes de chegar a Tangará da Serra, Muvuca passou por Barra do Bugres e Nova Olímpia, e seguirá, nos próximos dias, para Diamantino e região. Anterior a isso, esteve na região do Araguaia, Sul, Sudeste. “Falta agora Médio Norte e o Nortão”. No município tangaraense, ele ainda cumprirá agenda até amanhã.
A expectativa é encerrar as visitas no final deste mês. “E por onde passei foi possível constatar que estamos vivendo nesse atraso, com uma desigualdade social imensa (…) Temos meia duzia de famílias que detém a riqueza da metade da população. Isso é muito visível e é o que a gente encontra pelo Estado: muita miséria, muita pobreza”, completa.
Muvuca foi candidato a Deputado Federal em 2002 e ao Governo de Estado em 2014. Ex-PMDB, atualmente Muvuca não está filiado a nenhum partido.

Fabíola Tormes / Redação DS

Notícias da editoria