Diário da Serra
Diário da Serra

Câmara aprova ‘Parlamento Mirim’ em Tangará

Rodrigo Soares / Redação DS 25/06/2019 Política

Proposta foi aprovado em primeira discussão

Projeto foi aprovado na sessão desta terça-feira

A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou em primeira discussão na tarde desta terça-feira, 25, um Projeto de Lei que quer instituir o ‘Parlamento Mirim’ nas escolas públicas e privadas da cidade. A proposta, que foi aprovada por unanimidade, tem o objetivo de promover a interação entre a Câmara Municipal e as escolas, permitindo aos estudantes compreender o papel do Legislativo  dentro do contexto político-social em que vivem.


De acordo com o autor do Projeto de Lei, vereador Professor Sebastian Ramos (PSB), se aprovado em segunda discussão, o programa ‘Parlamento Mirim’ poderá ser implantado mediante livre adesão das escolas e abrangerá alunas e alunos do 9º ano ao 3º ano do Ensino Médio.


“O objetivo maior deste Projeto é encaminhar os Vereadores Mirins para que sejam cidadãos tangaraenses, de fato, preocupados com o futuro da nossa cidade. Por meio do diálogo e incentivo à participação política poderemos, no presente, projetar um futuro melhor para Tangará”, afirmou o parlamentar ao Diário da Serra, ao destacar a necessidade dos estudantes serem pessoas integradas na sociedade que debatam não apenas pela internet, mas que também dialoguem com os amigos e familiares sobre um futuro melhor para o município.


Conforme o Projeto de Lei do pessebista, cada escola será responsável para eleger um número de até 14 alunas ou alunos para serem os Vereadores e/ou Vereadoras Mirins que representarão sua comunidade escolar. A instituição que aderir ao programa será responsável por fazer o levantamento prévio para identificar os interessados que se candidatar. “As escolas também serão responsáveis em realizar o registro dos candidatos com prévia autorização dos pais, mães ou responsáveis, assim como promover a campanha dos mesmos”, explicou Sebastian. O Projeto de Lei deve ser votado em segunda discussão na próxima semana e, se aprovado, seguir para sanção ou veto do Executivo Municipal.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria