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OS REFLEXOS DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Maria Edjane Santos Sapucaia 17/06/2019 Artigos

O ato bullying "ocorre quando um ou mais alunos passam a perseguir, intimidar, humilhar (...)"

Artigo - OS REFLEXOS DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

OS REFLEXOS DO BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

As formas de violência mais comuns no ambiente escolar são as agressões morais e emocionais conhecido como fenômeno bullying. Dessa forma, justifica-se esse artigo devido à necessidade de se trabalhar junto aos alunos sobre os reflexos negativos que o bullying causa a vítima. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar as consequências da prática do bullying no ambiente escolar. 


Estudos feitos por Dan Olweus em uma observação com alunos de 13 a 16 anos que foram vítimas de bullying demonstrou que grande parte desses alunos tinha grandes possibilidades de se tornarem depressivos aos 23 anos, em decorrência da perda de autoestima (FANTE, 2005).


A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental de uma escola do município de Denise – MT. Foram realizadas entrevistas com 20 crianças com idades de 09 a 10 anos e na entrevista continha 3 perguntas relacionadas sobre o bullying. Foi observado que dos 19 (dezenove) alunos entrevistados apenas 1 não sofreu algum tipo de bullying. E desses 18 (dezoito) alunos que sofreu algum tipo de agressão, 12 (doze) deles foram dentro do ambiente escolar.


O ato bullying “ocorre quando um ou mais alunos passam a perseguir, intimidar, humilhar, chamar por apelidos cruéis, excluir, ridicularizar, ou agredir fisicamente, de forma sistemática, e sem razão aparente, outro aluno” (RAMOS, 2008, p. 3). A conduta agressiva através do bullying trás tristes consequências para a aprendizagem do agressor e da vítima, bem como, transtornos psicológicos graves. 


Foi constatado que o bullying existe entre as crianças pesquisadas principalmente na forma direta, através de agressões principalmente verbais e psicológicas. Outro indicativo da presença do mesmo surge durante as entrevistas das crianças, onde muitas se mostram descontentes com a agressividade que vivenciam seja na escola ou em outros lugares.


Por fim, esse artigo destacou o valor da pesquisa do fenômeno bullying, por meio de entrevistas e observações, pois cabe aos envolvidos no ambiente escolar relatar de que forma o bullying se manifesta e por que determinadas crianças, naquele contexto específico, acabam agindo como vítimas e agressoras. 

Maria Edjane Santos Sapucaia
Especializações:  graduada em Pedagogia pela UNIP-Universidade Paulista
Pós-graduada em:  Psicopedagogia Institucional pela Universidade Barão de Mauá.

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