Diário da Serra
Diário da Serra

Projeto quer recuperar 10 mil hectares degradados

Canal Rural 12/06/2019 Geral

Projeto vai promover a recomposição de áreas florestais

Projeto ‘Juntos pelo Araguaia’

Idealizado como o maior programa de revitalização da bacia hidrográfica do Araguaia, o projeto “Juntos pelo Araguaia” foi lançado na última semana em Aragarças-GO, em cerimônia com a presença do Presidente Jair Bolsonaro, ministros e os governadores de Mato Grosso (Mauro Mendes) e Goiás (Ronaldo Caiado).


Ressaltando que a primeira missão do governo é “não atrapalhar quem quer produzir”, Bolsonaro afirmou que o empenho para revitalizar a bacia do Araguaia “é o maior exemplo que podemos dar ao mundo que estamos, sim, preocupados com o meio ambiente, mas também perfeitamente casados com a economia e com o que se desenvolve nesta região”.


De acordo com o Governo Federal, o projeto tocado em parceria com os governos de Mato Grosso e Goiás, vai promover a recomposição de áreas florestais, a preservação de nascentes e a conservação do solo e da água na bacia do Araguaia. A ideia é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios. Doze deles estão em Mato Grosso: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.


Na primeira etapa, segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, o objetivo será recompor as florestas protetoras de áreas de preservação permanente (APP´s) e manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono, bem como implantar sistemas agroflorestais nas zonas de recarga de aquíferos, nas cabeceiras e nos afluentes que formam o Rio Araguaia.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria