Diário da Serra
Diário da Serra

Tangará ultrapassa meta de vacinação contra gripe

Fabíola Tormes / Redação DS 02/06/2019 Saúde

Campanha chegou ao fim com uma cobertura superior a 95%

De um total de 22.592 pessoas, foram aplicadas 21.684

Sexta-feira, dia 31 de maio, foi o último dia para os integrantes dos grupos prioritários terem exclusividade ao procurar uma unidade de saúde e se vacinar contra a gripe. 


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe chegou ao fim a estes grupos com uma cobertura superior a 95% em Tangará da Serra. Os dados ainda são parciais, mas já demonstram o comprometimento dos profissionais e da população com a Saúde. “Quero agradecer todo empenho das equipes de saúde e principalmente a nossa população que sempre entende a importância da imunização”, parabeniza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, ao destacar que a campanha mais uma vez foi um sucesso, alcançando 95,98%. 


De um total de 22.592 pessoas, foram aplicadas 21.684. Entre os grupos prioritários, os únicos que não ultrapassaram a meta foram as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, que alcançaram 73,88% de cobertura vacinal e a população indígena, que alcançou 75,64%. Entretanto, os demais, alcançaram metas satisfatórias e até superiores, sendo crianças de seis meses a menores de seis anos com 90,67%, gestantes com 92,02%, professores com 94,67%, trabalhadores da saúde com 100,39%, idosos (a partir dos 60 anos) com 106% e puérperas com 112,85%. 


Diante dessa cobertura, a coordenadora aproveita para informar que o Município não tem doses suficientes para abrir a vacinação a população em geral, como orientado pelo Ministério da Saúde. “Não teremos vacina para estender para população a partir do dia 3 de junho. Caso o Estado faça mais repasses, nos comunicaremos nossa população”, informa, ressaltando que as poucas doses que sobraram serão guardadas para a segunda dose das crianças. “Portanto, por enquanto, podem orientar que não teremos doses para liberar para população”.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria