Diário da Serra
Diário da Serra

29 de Novembro adere e reforça greve na Educação

Rodrigo Soares / Redação DS 30/05/2019 Educação

Escola 29 de Novembro inicia paralisação nesta sexta-feira

Escola para atividades a partir de hoje

A Rede Estadual Pública de Ensino em Mato Grosso completa nesta sexta-feira, 31 de maio, a primeira semana de greve desde que cerca de 42% das escolas do Estado aderiram a paralisação por tempo indeterminado. Em Tangará da Serra, o início da greve contava somente com a participação de duas instituições de ensino, porém ganha força a partir de hoje com a adesão da Escola Estadual 29 de Novembro.


De acordo com a coordenadora da instituição, Rosângela Aguiar, a adesão ao movimento grevista foi decidida durante assembleia e conversações realizadas ontem, 30, quando a maioria dos profissionais optaram em paralisar as atividades. “Aderimos e vamos aguardar a próxima assembleia do Sintep. Nesta sexta-feira pode ser que haja alguma negociação com o Governo do Estado, porque haverá uma reunião com o governador. Aderimos a greve para dar mais força ao movimento, até mesmo por conta desta reunião com o governador”, comentou a coordenadora do 29 de Novembro.


Conforme o Diário da Serra já veiculou em edições anteriores, as escolas Ernesto Che Guevara e Professor João Batista aderiram a greve desta a última segunda-feira, 27 de maio, e seguem com a paralisação. Entre as principais reivindicações da categoria está o reajuste salarial de 7,69%, conforme acordo feito há cinco anos. Além do reajuste salarial, os profissionais também pedem a convocação de professores concursados e a reforma de 400 escolas no Estado que estariam em condições ruins ou péssimas.


“Temos que alertar aos pais e a comunidade escolar que o básico dentro das escolas, que é a garantia do funcionário, está sendo subtraído”, afirmou a presidente do Sintep subsede Tangará da Serra, Francisca Alda,  em entrevista cedida recentemente ao DS, ressaltando que faltam até livros nas escolas. “A pauta é extensa (…) A arma do trabalhador é a greve”, concluiu.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria