Diário da Serra

Secretaria de Cultura lança edital com prêmio total de R$ 900 mil para instituições do Estado

Olhar Direto 30/05/2019 Educação
Educação

Instituições culturais de Mato Grosso podem se inscrever, até o próximo dia 10 de julho, no edital de ‘Pontos de Cultura’ da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Trinta instituições serão selecionadas, e cada uma delas vai receber R$30 mil.  

 

Os Pontos de Cultura são organizações que articulam e impulsionam projetos culturais nas comunidades onde atuam. Eles compõem uma rede horizontal, que é imprescindível para o exercício do direito à cultura”, explica o secretário Allan Kardec.

 

Segundo Allan, a Secel priorizou o lançamento do edital no primeiro ano de gestão por reconhecer esse papel de democratização e articulação social dos Pontos de Cultura. “As instituições contempladas irão levar as iniciativas aos municípios e, assim, garantir o acesso de bens e serviços culturais para diferentes regiões do Estado”.
 
Podem participar instituições que comprovarem pelo menos três anos de experiência em atividades culturais do Estado relacionadas com ações previstas na Polícia Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014).
 


Os projetos inscritos devem integrar a uma das seguintes áreas: Cultura e Meio Ambiente, Culturas Populares e Tradições, Cultura LGBTQIA, Culturas Negras, Povos e Comunidades Tradicionais de matriz africana, Culturas Indígenas, Territórios e Memória, Patrimônio Cultural, Cultura e Infância, Bibliotecas Comunitárias, Culturas surdas, Cultura e acessibilidade, Cultura e Educação, Cultura Digital, Cultura e Comunicação, Cultura de Gênero, Cultura e Direitos Humanos e Cultura e grupos e comunidades étnicas.

Notícias da editoria