Diário da Serra

PSICOMOTRICIDADE

Jaqueline Soares Batista de Almeida 27/05/2019 Artigos

A educação psicomotora (…) pode promover prevenção e também favorecer no ensino e aprendizagem

PSICOMOTRICIDADE

PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade surgiu para auxiliar o individuo no seu desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem, através de um longo trabalho e observações com prática fundamental que proporciona uma aprendizagem mais completa em termo de sincronia e ligação entre o mundo externo e interno, é através do movimento que a criança vem articular suas afetividades, desejos e suas possibilidades de comunicação.  A influencia da psicomotricidade na educação infantil tem auxiliado no ensino e aprendizagem, tendo em vista que a mesma envolve toda ação realizada pelo individuo, na integração de psiquismo e motricidade, buscar unir tudo isto focando o aspecto afetivo, motores cognitivo, levando o indivíduo a conhecer melhor seu corpo e as capacidades dentro de um contexto significante sendo eles a consciência e o por meio de movimentos pois estes interligam a ação do sistema nervoso central que cria uma consciência no ser humano sobre os movimentos que realiza através dos padrões motores, como a velocidade, espaço e o tempo.


De inicio ela era utilizada apenas na correção de alguma debilidade, dificuldade, ou deficiência, que não é o caso na atualidade, hoje ela ocupa um espaço significante na formação da criança principalmente nas fases inicias, onde a mesma esta descobrindo a si mesmo, seu corpo, desejos, influência, movimentos, capacidades, lateralidade entre outros. Apesar de todos estes desenvolvimentos que a escola tem garantido ao longo dos anos, ainda existem deficiências em diversas instituições devido a criança ficar horas e horas dentro da sala de aula envolvida apenas com a teoria. Ainda falta o caráter lúdico e a importância dada aos trabalhos psicomotores, nos quais favorecem fortemente o conhecimento colocando-os em prática.


A psicomotricidade aparece também na hora do brincar, inúmeras atividades com diversos objetivos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como por exemplo, recortes e picotes, riscar linhas no chão, pegar bastão, jogar uma bola pra cima e pegar com umas das mãos, conduzirem a bola com um dos pés, estes, por exemplo, trabalha a lateralidade. Jogos das setas, imitações, brincadeira do imitar, podem ser Trabalhados orientações espaciais. Já confeccionando calendários, aniversariantes do mês, brinquedos musicais, atividades rítmicas consegue objetivar a orientação temporal.


Portanto a educação psicomotora é uma técnica, que através de exercícios e jogos adequados a cada faixa etária a atividade psicomotora pode promover prevenção e também favorecer no ensino e aprendizagem, em qualquer faixa etária, mas é primordial nas fases iniciais, serve também como base em um processo reeducativo futuro, não permitindo apenas que a criança explore os espaços e atividades de forma livre e individual, porem é de suma importância a participação do professor no acompanhamento das etapas, encorajando-a a vencer obstáculos como também favorecendo que o mesmo encontre caminhos para chegar ao objetivo.

Prof.ª Jaqueline Soares Batista de Almeida 
Especialização em Neuropsicopedagogia por meio da Faest Uniserra- 2017, Educação do campo e educação especial e EJA por meio da Faveni.

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