Diário da Serra
Diário da Serra

Em Tangará, 23 casais estão habilitados para adotar

Lucélia Andrade/ Redação DS 26/05/2019 Geral

Duas crianças e dois adolescentes prontos para serem adotados

Semana da Adoção foi marcada por atividades

A Associação Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) iniciou no último dia 20, uma extensa programação voltada para a Semana da Adoção. Na capital do estado, a ocasião foi marcada por desfile, concurso de Redação do Plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), além de palestras voltadas ao tema e uma caminhada realizada no último sábado, 25, data que celebra o Dia Nacional da Adoção.


Na Semana da Adoção várias cidades realizaram atividades voltadas ao tema.  Segundo dados da Vara da Infância e da Juventude, em Tangará da Serra 23 casais estão habilitados para a adoção. Duas crianças e dois adolescentes estão prontos para serem adotados.


Para adotar o primeiro passo é dirigir-se à Vara da Infância e Juventude com os seguintes documentos: cópia autenticada dos documentos pessoais; atestados médicos de sanidade física e mental; comprovante de residência; comprovante de rendimentos; certidões negativas de antecedentes criminais; uma foto da família; outros documentos que entender importantes (como certidão de casamento, união estável, foto da casa, etc) e requerimento ao juiz da Vara da Infância e Juventude.  Os documentos deverão ser entregues no Serviço Auxiliar da Infância e da Juventude (SAI). Depois disso, é só aguardar o contato da equipe técnica da Vara da Infância de Juventude formada por psicólogas e assistentes sociais que irão elaborar um laudo confirmando se o ambiente está apto receber uma criança.


Para a Vara da Infância e Juventude, o requisito fundamental para quem quer adotar é de ser pai e mãe com disponibilidade  para o amor, ou realização materna ou paterna: a realização do sonho de construir uma família.


Dados - Segundo o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), há 94 crianças cadastradas no sistema em Mato Grosso. Destas, 75 estão disponíveis para adoção e outras 19 vinculadas, mas ainda não podem ser adotadas.

Diário da Serra

Notícias da editoria