Diário da Serra
Diário da Serra

Curso capacitará profissionais contra perdas de água

Assessoria 23/05/2019 Geral

Curso capacitará profissionais contra perdas de água

O curso terá duração de 16 horas

Servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), de Tangará da Serra, participarão nos próximos dias 27 e 28 do curso ‘Controle de Perdas de Água em Sistemas de Abastecimento’. O curso terá duração de 16 horas e será ministrado nas dependências do próprio Samae pelo instrutor Luiz Augusto Domingues, engenheiro mecânico com pós-graduação em Gestão Integrada de Saneamento. 


A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Capacitações da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) e visa levar conhecimento a profissionais, a fim de apoiar a modernização e os avanços do setor. O conteúdo programático abordará temas como conceituação teórica de perdas de água, a situação das perdas no Brasil e no mundo, redução e controle de perdas, além do uso eficiente da energia elétrica. O curso será realizado no formato ‘in company’, ou seja, exclusivo para os servidores do Samae.


Gestão - Segundo o diretor do Samae, Wesley Lopes Torres, a capacitação renderá resultados importantes no processo de modernização implementado desde 2013 na autarquia. “Há perdas, mas temos combatido o problema, trabalhando para reduzir os índices no curto prazo. No Brasil, as companhias que mais investem no controle de perdas estão no nível de 20%”, disse.


As perdas verificadas no sistema local se situam na faixa dos 30% e decorrem de problemas crônicos e antigos, como fraudes e vazamentos, inexatidão do mapeamento da rede, desgaste e danos provocados por intervenções de manutenção e de obras de infraestrutura urbana. Contudo, o índice verificado em Tangará da Serra está muito abaixo de percentuais em outros municípios importantes do estado, como Rondonópolis, com 45% de perda, e Cuiabá/Várzea Grande cujos índices se aproximam dos 70%.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria