Diário da Serra
Diário da Serra

MT ocupa o 9º lugar do país no ranking de apreensões de cigarro

G1/MT 22/05/2019 Polícia

Mato Grosso responde por 56% do comércio ilegal de cigarros

Carga de cigarro apreendida em MT

Mato Grosso ocupa o 9º lugar no país no ranking de apreensões de cigarros contrabandeados, segundo dados do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial em parceria com a Receita Federal.


Na região Centro-oeste, Mato Grosso responde por 56% do comércio ilegal de cigarros. Tanto no ranking nacional, quanto no regional, Mato Grosso do Sul está em primeiro lugar na absorção de produtos contrabandeados, em especial, o cigarro.


Os municípios com maior aumento do mercado ilegal de cigarros, em Mato Grosso, são Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Rondonópolis.


Os fatores que dificultariam o crescimento do comércio ilegal de cigarros, segundo o Instituto seriam a revisão de tributos e de leis (no tocante às punições aos envolvidos neste tipo de crime), aumento da fiscalização, por meio dos investimentos em segurança pública (através da aquisição de equipamentos, integração entre as forças de segurança e na carreira do profissional).


Embora haja um consumo significativo em Mato Grosso, o Instituto esclarece que o estado não faz parte da rota de contrabando, já que a maior parte dos produtos contrabandeados são oriundos do Paraguai.


No caso de Mato Grosso, a fronteira é com a Bolívia e, de acordo com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), o principal problema na região fronteiriça é o tráfico de drogas.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria