Diário da Serra

Mais de 100 pessoas fazem triagem para exames de próstata e colo do útero

Fabíola Tormes / Redação DS 20/05/2019 Saúde

Fichas serão encaminhadas para equipe para seleção

Atendimentos desta segunda-feira

O Lions Clube Tangará da Serra realizou nesta segunda-feira, 20, uma triagem para seleção de 90 pessoas que farão exames gratuitos contra o câncer de Colo de Útero (Papanicolau) e Próstata. Os exames serão realizados por uma equipe do Hospital de Câncer de Barretos-SP, através da Unidade Móvel, no próximo dia 5 de junho. 


O trabalho antecipado, explica a associada Marilza Barreto, é necessário para selecionar as pessoas que farão as consultas, sendo 40 de próstata destinados aos homens entre 50 a 69 anos e 50 de colo uterino, à mulheres de qualquer idade, com vida sexual ativa. “E o atendimento nesta segunda-feira ficou dentro das expectativas”, revela a associada, ao destacar a grande procura foi para exames de próstata.


Ao todo, 108 pessoas compareceram ao clube nesta segunda-feira, 20, e preencheram a ficha de cadastro. Agora as fichas serão encaminhadas para equipe especializada para seleção desses pacientes que serão comunicados previamente do exame.


Este trabalho em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos ajuda na detecção precoce, no caso do câncer de próstata, de um dos mais frequentes entre os homens, depois do câncer de pele, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 


Já em relação ao câncer do colo do útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. São quase 6 mil mortes por ano, segundo o Inca. 


A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.
 



Notícias da editoria