Diário da Serra
Diário da Serra

Saúde inicia implantação de novo prontuário eletrônico

Rodrigo Soares / Redação DS 09/05/2019 Saúde

Até implantação, prontuários estão sendo feitos manualmente

Sistema é do Ministério da Saúde

Um novo sistema de informatização está em fase de implantação na rede pública de Saúde em Tangará da Serra. Trata-se do E-SUS, tecnologia que é oferecida pelo Ministério da Saúde. A implantação iniciou após o fim do contrato com uma empresa que prestava o serviço no município, que encerrou as atividades no início dessa semana. No total, a empresa fornecia informatização para toda rede de atenção básica, média e alta complexidade, atingindo mais de 30 unidades interligadas através do controle de gestão.


Com o fim do contrato e com o início da implantação do novo sistema, a rede pública de saúde passou a registrar de forma manual os prontuários de atendimentos desde esta quinta-feira, 09. Contudo, de acordo com a secretária de Saúde, Dienifer Feix, os atendimentos estão sendo ofertados normalmente.


“O contrato realmente chegou ao fim e já estamos implantando o sistema do Ministério da Saúde, porém o atendimento está contínuo e os pacientes não serão prejudicados até que a implantação seja  efetivada, pois os atendimentos estão acontecendo de forma manual”, confirmou a secretária, destacando que ainda não tem um prazo para que a implantação do sistema seja finalizada, ou seja, os prontuário continuarão a ser feitos de forma manual.  


O sistema E-SUS registra de forma eletrônica várias informações dos pacientes, como sinais vitais, evoluções, prescrições médicas, prescrições de enfermagem, planejamento terapêutico, checagem de enfermagem, solicitação de exames e resultados de exames. A tecnologia do Ministério da Saúde também permite identificar e registrar a gravidade do paciente durante o atendimento, de forma que a equipe assistencial consegue identificar, através de cores e formulários dinâmicos, a necessidade de priorizar ou não o atendimento de um determinado paciente em relação a urgências e emergências.



Diário da Serra

Notícias da editoria