Diário da Serra
Diário da Serra

Situação de andarilhos provoca discussão em rede social e Prefeito se defende

Lucélia Andrade - Redação DS 08/05/2019 Geral

Junqueira acusa Lucas do Rio Verde a 'despejar' os andarilhos na cidade

Geral

A situação envolvendo andarilhos em praças de Tangará da  Serra continua sendo motivo de discussão e preocupação por parte da população.

 

Na última semana, uma postagem com imagens desses andarilhos na Praça dos Pioneiros, provocou uma intensa discussão entre internautas. De um lado, os comentários apontavam a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social como as responsáveis pela situação, destacando inclusive o descaso com os andarilhos. “Talvez se eles abordassem o prefeito todos os dias pedindo dinheiro, quem sabe se incomodasse com isso e assim resolvesse a situação”, afirma um dos comentários.  

 

Do outro, há quem defende o Município alegando que essas pessoas precisam de tratamento e cuidado, muito embora a maior parte não deseja. “Estão nessa situação por escolha própria (...) Na maioria abandonaram os familiares e amigos há muitos anos. Esse problema de andarilhos existe em toda cidade e nunca o Poder Público vai conseguir acabar”, diz uma das postagens.  

 

A reclamação estende também para a situação envolvendo a segurança. Há relatos de ameaças feitas por andarilhos à pessoas que negaram a dar dinheiro e comida. “Fui ameaçado no restaurante (...) se der uma marmita é melhor do que eles vierem com uma pistola”, afirma um empresário.

 

Contudo, o Prefeito Municipal Fábio Junqueira se defendeu em sua página na rede social, publicando um texto em que afirma que a culpa dos andarilhos é de municípios que ‘despejam’ o problema em outras cidades, como Tangará da Serra.

 

Ele declarou que uma van chegou ao município e deixou 12 andarilhos, sendo que três deles ficaram na Praça dos Pioneiros e nove no Albergue Municipal.

Ainda conforme Junqueira, a Secretaria Municipal de Assistência Social apurou que os andarilhos vieram da cidade de Lucas do Rio Verde para serem deixados aqui, tendo em vista que não poderiam [andarilhos] permanecer naquela cidade. “Por situações como essa que já virou rotina, a dificuldade para atender está levando os órgãos e instituições à exaustão”, lamentou o prefeito em sua página. (Imagem andarilhos: Izaias Gregório) 



Diário da Serra

Notícias da editoria