Diário da Serra

Unemat recebe apresentação artística com temática trans

Assessoria Unemat Ciência 29/04/2019 Cultura

A apresentação será no dia 3 de maio, às 19h, com entrada gratuita

Cultura

Segundo dados de 2018 da ONG Transgender Europe (TGEU), o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo. Nesse contexto, a necessidade de discutir e esclarecer questionamentos sobre a diversidade é cada vez mais urgente. Sendo assim, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Campus Tangará da Serra receberá no dia 3 de maio, às 19h, a apresentação da cena performativa “O corpo que transito”, com abordagem sobre a transexualidade. Além da apresentação, o evento terá o lançamento do livro “O teatro de Maria Clara Machado: do tablado para as escolas”, do professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Sandro Lucose. A organização é do Departamento de Jornalismo. A entrada é gratuita para toda população. 


A cena performativa “O corpo que transito” foi construída pelo professor Sandro Lucose a partir de pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Para o pesquisador, atualmente, as apresentações são mais amplas e tratam de questões importantes no contexto em que se vive, como a diversidade entre as pessoas. A performance, segundo Lucose, traz a arte não apenas como caráter informativo, mas, como ferramenta essencial que possui capacidade de sensibilizar e desconstruir discursos preconceituosos.  Depois da cena “O corpo que transito”, o professor irá promover um diálogo com o público. A atividade é voltada, especialmente, para estudantes e profissionais da área de educação, cultura e comunicação. 


Já a palestra-espetáculo é sobre as obras de Maria Clara Machado, “Pluft, o fantasminha” (1955), “A menina e o vento” (1963), “Tribobó City” (19710) e “O dragão verde” (1984). A partir da palestra, serão apresentados materiais para serem utilizados nas escolas por profissionais, além de alunos do curso de jornalismo realizarem atividades práticas. 



Notícias da editoria