Diário da Serra
Diário da Serra

Suposta ameaça de massacre no IFMT de Cuiabá causa pânico em alunos

Olhar Direto 30/04/2019 Polícia
Polícia

Uma suposta ameaça de um massacre no campus de Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso, nesta segunda-feira (29), mobilizou equipes da Polícia Militar.

 

A imagem de uma arma, compartilhada em grupos de WhatsApp, acabou gerando o pânico. Muitos pais ficaram preocupados com a situação e estavam temorosos em mandar seus filhos à unidade. Um boletim de ocorrências foi registrado e o estudante também responderá um processo disciplinar.

 

Segundo a assessoria de comunicação do IFMT, um aluno teria compartilhado a foto de uma arma, em um grupo de WhatsApp, o que acabou gerando o pânico nos colegas. Por conta disto, a Polícia Militar foi acionada e seguiu para o campus, a pedido do diretor da unidade.
 
O oficial de área do 9º Batalhão afirmou que, por conta da onda de replicação da mensagem, a Polícia Militar fez uma verificação na unidade. Além disto, para garantir uma sensação de segurança, uma viatura também ficará no local nos próximos dias.
 
A assessoria do IFMT ainda pontuou que além do compartilhamento da foto, alunos diziam ter ouvido que alguém levaria um artefato (não especificado) para o colégio nesta segunda-feira ou na terça.
 
O responsável pelo compartilhamento da imagem foi identificado pela direção da unidade e confirmou ter sido ele quem publicou a foto. Porém, alegou que ela teria sido retirada da internet. Os pais dele também foram chamados ao IFMT e informados sobre o ocorrido.
 
O aluno, que não teve o nome divulgado, responderá a um processo disciplinar no Instituto Federal de Mato Grosso. Além disto, a direção da unidade ainda registrou um boletim de ocorrências na Delegacia Especializada do Adolescente (DEA).
 
Ainda durante a manhã, como forma de acalmar os ânimos, a direção também levou os estudantes para o ginásio do IFMT, onde foi explanada toda a situação e também exposta a atitude tomada em relação ao suposto atentado.
 
As aulas estão acontecendo normalmente na unidade. Na tarde desta segunda-feira, o diretor também conversará com os alunos do período vespertino no ginásio.

Outro caso

No dia 16 de abril, um aluno do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) publicou uma frase em suas redes sociais e acabou assustando os colegas da escola. Ele escreveu “Por que tirar 10 na prova, se você pode tirar um 38 da mochila”. Segundo o diretor Cristovão Albano, o aluno não apareceu na aula no dia seguinte.

Alguns colegas de turma do adolescente foram procurar a diretoria quando viram a publicação. “A publicação foi na quarta-feira, a gente tomou conhecimento no final da tarde e na quinta-feira tomamos as providências cabíveis. A escola funcionou novamente, mas não falamos com ele porque ele não estava presente”, contou ao Olhar Direto o diretor da instituição.

Ainda segundo Cristóvão, não houve nenhuma denúncia de que o aluno estivesse realmente com uma arma, mas, em decorrência de outros casos anteriores que aconteceram no Brasil – como o da escola de Suzano - algumas pessoas entraram em pânico.

Diário da Serra

Notícias da editoria