Diário da Serra
Diário da Serra

Projeto ‘Emergências Pediátricas’ é desenvolvido pelo Samu em escolas de Tangará

Lucélia Andrade - Redação DS 25/04/2019 Saúde

Profissionais são capacitados para primeiros-socorros

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Tangará da Serra desenvolve o projeto Emergências Pediátricas, que consiste na capacitação de profissionais dos Centros Municipais de Educação do município.  


A proposta, de acordo com o coordenador do Samu, Paulo Righetto visa capacitar e habilitar os profissionais das escolas, preparando-os para possíveis emergências pediátricas, entre elas a  Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Ovace) trauma, intoxicação, convulsão, síncope - perda dos sentidos devido à deficiência de irrigação sanguínea no encéfalo – e afogamento. 


No treinamento, os profissionais recebem também orientações sobre mitos e verdades nas condutas de urgência e emergência. O projeto, conforme o coordenador, responde a Lei 13.722/2018, que trata da obrigatoriedade do treinamento de primeiros socorros para funcionários de escolas das redes municipal e particular. 


Em Tangará da Serra, a capacitação  já foi desenvolvida nos seguintes Centros Municipais de Educação: Futuro Brilhante; Dona Mariquinha Tavares; Irmã Maristela; Jesu Pimenta; Tânia Arantes Junqueira; Tia Lina; Antenor Soares; Décio Burali; Fábio Diniz Junqueira; Fausto Eugenio Masson; Gentila Susin Muraro; Joana D’arc; José Nodari e Cecília Maria de Barcellos. 


O projeto é realizado pela coordenação de enfermagem do Samu, em parceria com a coordenação geral, Secretaria Municipal  de Saúde e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) .  


No final do treinamento todos os profissionais recebem o certificado pela participação. A próxima escola a receber o projeto, será a Diva Martins Junqueira, localizada no Distrito de Progresso. A capacitação acontece na próxima terça-feira, 30. 
 



Diário da Serra

Notícias da editoria