Diário da Serra
Diário da Serra

Pacientes precisam chegar de madrugada para garantir vaga em Posto de Saúde do Morada do Sol

Lucélia Andrade - Redação DS 24/04/2019 Saúde

Postos atendem somente dez pacientes por dia

Saúde

A dona de casa Maria Izolina precisa passar por uma consulta na Unidade de Saúde da Família (USF) localizada no bairro Morada do Sol, mas ainda não conseguiu.

O motivo é que o atendimento abrange além do Morada do Sol, o Bela Vista, Barcelona, Valência e a Linha 12, e em razão disso, os pacientes necessitam chegar de madrugada e até ‘virar a noite’ em frente ao posto, para tentar conseguir uma consulta.

 

O limite é de apenas dez pacientes por dia. E a espera não é somente pelo médico clínico geral que atende na Unidade, mas também pelo dentista. “Já fui 2 horas da manhã no PSF do Morada do Sol pegar ficha para o dentista, quando cheguei lá tinha uma senhora que estava desde às 11h da noite. Descaso total”, lamentou uma paciente.

Aposentada, Dona Izolina, mora com seu esposo na Linha 12 e afirma que não tem condições de se deslocar de madrugada para tentar uma consulta, porque além de ter a saúde fragilizada, tem medo, em virtude da escuridão do local. “Isso é uma vergonha. O que esse Prefeito e Secretário de Saúde estão pensando?”, questionou.

 

A dona de casa tem problema de hipertensão, fibromialgia e artrose. Ela precisa fazer acompanhamento constante e usar medicamento contínuo, que somente são disponibilizados mediante receita médica. “Já trocaram a gente tantas vezes de lugar que até perdi a conta”, disse Dona Izolina, se referindo às mudanças no local de atendimento que já ocorreram por diversas vezes.

Antes, moradores da Linha 12 eram atendidos no posto de saúde do bairro Dona Júlia, depois passou para o Jardim Tangará II. Os atendimentos também foram direcionados para o prédio localizado atrás da Praça dos Pioneiros, no Jardim Santa Lúcia e na Tancredo Neves.

 

OUTROS POSTOS – O limite diário de apenas dez pacientes se estende para outras Unidades de Saúde de Tangará da Serra. Na maioria dos locais, é preciso também chegar bem cedo para conseguir uma das dez vagas. (foto: reprodução Bem Notícias) 

Diário da Serra

Notícias da editoria