Diário da Serra
Diário da Serra

Única mulher na ALMT assume presidência e diz que vai priorizar reabertura da Santa Casa

AL/MT 18/04/2019 Política
Política

Única mulher eleita para a 18ª (2014 – 48.171 votos) e reeleita para 19ª legislatura (2018), Janaina Riva (MDB), de 30 anos, foi também a deputada estadual mais votada nas últimas eleições, com 51.546 votos distribuídos pelos 141 municípios. Com sua votação, a parlamentar entrou para a história de Mato Grosso, como a primeira mulher a receber o maior número de votos na disputa ao parlamento estadual e a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Biênio 2019/2020).

 

Mãe de dois filhos (Sophia e José), Janaina nasceu no dia 27 de janeiro de 1989 no município de Juara e mudou-se com a família aos seis anos de idade para Cuiabá quando o pai, José Geraldo Riva, venceu a primeira eleição para deputado estadual.

 

Na Capital, com o apoio incessante da mãe Janete Riva, completou os estudos fundamental e médio. A paixão por Juara fez com que aos 16 anos ela voltasse à sua terra natal onde permaneceu por mais dois anos. Por conta da ausência de uma instituição de ensino superior na cidade, Janaina novamente retornou a Cuiabá para fazer faculdade de Direito, curso no qual se formou em 2011.

 

Política nata, começou cedo sua atuação e desde adolescente participava das juventudes e militâncias partidárias. Sua primeira atuação política foi na Juventude 45 Graus do PSDB, idealizada por Dante de Oliveira (in memorian), quando ainda nem votava. Posteriormente passou pelo PTB e pelo PP quando assumiu e coordenou a juventude da campanha a prefeito do então deputado Walter Rabelo (in memorian).

 

Com essas experiências adquiridas, Janaina fundou e presidiu o PSD jovem de Mato Grosso, o segundo estado a ter militância jovem do PSD no País. Em contato constante com prefeitos e vereadores, ela conhece bem as demandas dos 141 municípios do Estado e em seu primeiro mandato empunhou a bandeira municipalista, a defesa dos servidores públicos estaduais, das mulheres e das minorias, bem como da Saúde e Educação.

 

Eleita pelo PSD em seu primeiro mandato, ao final de 2015, por uma questão de conflito de interesses, ganhou na justiça o direito de deixar o partido sem que perdesse o mandato, uma vez que a sigla migrou para a base governista. Em março de 2016 Janaina Riva se filiou ao MDB em Brasília, em ato junto ao então vice-presidente da República, Michel Temer.

 

Como parlamentar presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Amparo ao Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa no início do seu primeiro mandato. À frente desta Comissão seu trabalho de luta pelas minorias ganhou força com a retomada e debate de assuntos ligados ao tema dentro do Parlamento. A deputada também presidiu a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto (CECTCD) no final de 2016. Janaina também exerceu a vice-presidência da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTAP).

 

Os primeiros anos de mandato da parlamentar foram marcados principalmente pela defesa dos servidores públicos estaduais com relação ao direito à Reposição Geral Anual, pelos embates contra a terceirização dos serviços de vistoria do Detran e pela contratação dos concursados do órgão, pela luta junto aos empresários para derrubada do Decreto 380  do Governo do Estado que quebraria boa parte dos comércios de Mato Grosso por conta do aumento na carga tributária, pela defesa do direitos dos animais, pela luta com relação à saúde e pelos Hospitais Regionais que praticamente tiveram que fechar as portas por conta dos cinco meses de atrasos nos repasses do governo.

 

Além disso, a parlamentar lembra também da defesa dos municípios, com relação ao atraso no repasse do ICMS, do caos na parte física das escolas e a falta de manutenção das MTs que foram mostradas por ela no #BlitzdaJana.

 

Em seu segundo mandato a parlamentar integra o bloco “Resistência Democrática”, com foco na luta pelos direitos de todos os mato-grossenses e reforça a atuação municipalista.

Diário da Serra

Notícias da editoria